Um homem de 34 anos procurou a Delegacia Regional de Vila Velha para confessar ter esfaqueado um jovem de 23 anos no bairro Ataíde, no mesmo município. O fato ocorreu por volta das 2h50 da última quinta-feira (10), e ele compareceu à unidade policial às 18:37, 16 horas após o ocorrido. A vítima, segundo o indivíduo, já trabalhou como ajudante de obras no prédio onde ele mora e houve um desentendimento entre eles anteriormente.
Conforme boletim unificado da Polícia Civil, o homem disse na delegacia que ele e a vítima eram apenas conhecidos. Ele contou que estava bebendo na varanda de sua residência quando o jovem passou na rua. Os dois acabaram discutindo e o homem, que disse ter se sentido ameaçado, saiu de sua casa levando alguns pertences e uma faca na cintura.
Já na rua, o indivíduo e a vítima se encontraram e, segundo ele, o rapaz lhe deu um soco no rosto. O homem disse que, no momento em que os dois iniciaram uma luta corporal, usou a faca para se defender e desferiu golpes no jovem. A briga foi separada por outros dois homens que estavam na rua no momento do fato, segundo o relato.
A Polícia Militar informou à reportagem que foi acionada após o crime no meio da rua em Ataíde e, no local, populares informaram aos policiais que um jovem de 23 anos havia sido socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192). A vítima foi levada para o Pronto Atendimento (PA) da Glória. Os militares foram à unidade, e uma testemunha que estava acompanhando o rapaz ferido relatou que estava caminhando a pé, com a vítima, "quando um suspeito começou a esfaqueá-lo, ferindo-o no pescoço, costas e braços. Após o fato, o suspeito fugiu e não foi localizado", disse a PM.
Procurada por A Gazeta, a Polícia Civil disse que o "suspeito de 34 anos compareceu voluntariamente à Delegacia Regional de Vila Velha e apresentou sua versão dos fatos". A corporação esclareceu que "a legislação brasileira estabelece que a prisão de suspeitos deve ocorrer em situações de flagrante delito ou mediante mandado de prisão. No caso em questão, nenhuma dessas situações se configurou. Portanto, o homem prestou depoimento na delegacia e foi liberado", disse, em nota.
Segundo a Polícia Civil, o caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha. "Para que a apuração seja preservada, nenhuma outra informação será repassada", finalizou.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou que o homem de 34 tem registros no sistema prisional do Espírito Santo no período de agosto de 2011 a dezembro de 2021 por crimes de furto, roubo e receptação. O nome dele não está sendo divulgado porque ele foi liberado pela Polícia Civil, sem autuação.
Isabelle Braconnot é aluna do 27º Curso de Residência em Jornalismo. Este conteúdo teve orientação e edição da editora Wanessa Scardua.
Fonte: A Gazeta