Li, desafiou a medicina e deu à luz a gêmeos em dois úteros diferentes. Ela tem útero didelfo. - Foto: Xi'an No.4 Hospital
Em um caso raríssimo, essa mulher chinesa teve gêmeos vindos de dois úteros diferentes. A condição afeta apenas 0,3% das mulheres no mundo todo. Segundo a Cleveland Clinic, o útero didelfo é uma condição congênita rara em que a mulher nasce com dois úteros.
Também chamado de útero duplo, a condição pode causar complicações na gravidez e uma menstruação dolorosa. O caso aconteceu no noroeste da China em setembro e foi divulgado agora pela mídia local.
Ambos os úteros de Li estavam completamente formados e incluíam ovários e ovidutos, segundo a China National Radio. Ela deu à luz a um menino e uma menina, no Hospital Xi’an, na província de Shaanxi, quando estava grávida de oito meses e meio.
1 em 1 milhão
Segundo Cai Ying, obstetra sênior do hospital, o caso de Li se aproxima de 1 em 1 milhão.
“Estar grávida em cada um dos dois úteros por concepção natural é muito raro. Ouvimos falar apenas de alguns casos assim, tanto na China quanto no exterior”, explicou.
A situação da mulher se tornou ainda mais incrível porque ela conseguiu dar à luz depois de 37 semanas.
Os pequenos nasceram saudáveis, de cesárea e assim como a mamãe, já receberam alta e estão em casa!
Operação para acompanhar
Li, que já havia engravidado uma vez mas sofreu um aborto espontâneo, ficou grávida novamente em janeiro.
Assim que os médicos souberam, criaram um plano de acompanhamento específico para garantir a segurança da mamãe e dos bebês.
A gravidez era de risco e o chance de abortos espontâneos, parto prematuros, hemorragias e subdesenvolvimento do feto aumenta nessas condições.
Saudáveis e em casa
Mas felizmente, dessa vez, tudo saiu da melhor forma possível.
Os médicos precisaram realizar uma cesárea durante o parto. Em pouco tempo, os gêmeos nasceram!
O garoto pesava 3,3 kg, enquanto a menina veio ao mundo com 2,4 kg.
Li e os recém-nascidos já estão em casa.
A mulher teve gêmeos em dois úteros diferentes. Os pequenos nasceram saudáveis e tiveram alta depois de 4 dias. – Foto: Xi’an Hospital
Fonte: Só notícias boas