Processo seletivo para graduação no Ifes oferece diversas vagas no Campi Nova Venécia e em outros munícipios

Ifes, campi Nova Venécia

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está com inscrições abertas para o edital de seleção para ingresso em cursos de graduação por meio de prova de redação. É o PS 58/2024, que tem 614 vagas em 29 cursos, ofertados nos campi de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Venda Nova do Imigrante e Viana.

O edital 58/2024 está disponível em: ifes.edu.br/2025.

Com o novo edital, o Ifes passa a ter duas maneiras de acessar as graduações, para começar a estudar no ano que vem: a seleção própria por prova de redação e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Os campi fizeram uma distribuição do quantitativo total de vagas nas graduações considerando os dois tipos de seleção.

As pessoas interessadas devem ficar atentas, pois alguns cursos terão vagas abertas apenas no Sisu; em outros, foi feita uma divisão entre a seleção por prova e o Sistema (confira ao final a tabela com a visão geral da distribuição de vagas). Em todos os casos, haverá a destinação de vagas para as cotas (ações afirmativas), com 50% reservadas a quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas.

Para o PS 58/2024, as inscrições estão abertas e podem ser feitas até 21 de outubro, por meio de sistema on-line. A taxa será de R$ 85. O período para pedir a gratuidade (isenção) foi prorrogado até o dia 17 de outubro, por meio do mesmo sistema. A prova está prevista para 1º de dezembro, e o resultado final sai em 15 de janeiro de 2025. O início das aulas segue os cronogramas dos campi.

Já o calendário do Sisu ainda não foi divulgado, porém, deve ser aberto novamente no início do próximo ano, para preenchimento das vagas para o ano letivo de 2025.


Acesso

Com o novo formato de seleção por prova de redação, o Ifes pretende ampliar as chances de acesso aos cursos de graduação, especialmente entre o público que já concluiu o ensino médio há mais tempo e que não costuma participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota do Enem é a base do Sisu. A previsão é de que 1.591 vagas sejam ofertadas por meio do Sistema, para ingresso no ano que vem.




Postagem Anterior Próxima Postagem