Confirmando a liderança do governador Casagrande, PSB é o mais vitorioso nas eleições 2024, no ES


Governador do Espírito Santo, com o PSB, fez 22 das 78 prefeituras no Estado

Foto: Hélio Filho/Secom

No Espírito Santo e em outros 16 estados brasileiros, os governadores lideraram a lista de siglas com mais vitórias nas eleições 2024. O alinhamento entre prefeitos e seus respectivos governadores é visto como uma via de mão dupla: para os gestores municipais, estar do lado do governo estadual é visto como garantia de acesso facilitado a dinheiro para investimentos; para os governadores, a relação se traduz em força política, com a atuação de aliados nas diversas regiões do estado.

No Estado capixaba, pode-se concluir que esse resultado é reflexo da gestão municipalista praticada pelo governador Renato Casagrande. Sua postura de diálogo e presença constante, nos 78 munícipios capixabas, ajudou a eleger os 22 prefeitos do PSB no estado, o que representa 28,2% do total de municípios. O segundo mais vitorioso é o Progressistas, que conseguiu eleger 12 prefeitos, que representa 15,4% do total.

Com o desempenho alcançado nas eleições municipais de 2024, o Partido Socialista Brasileiro do Espírito Santo (PSB-ES) se consolida como uma das principais forças políticas do estado. A legenda conquistou ainda, um total de 129 cadeiras de vereadores, elegendo parlamentares em diversas cidades capixabas, e 14 vice-prefeitos. Do total de vereadores eleitos, 19 são mulheres.

O desempenho sólido reflete o trabalho contínuo e estratégico do partido em fortalecer suas bases e construir alianças para que o partido pudesse ter condições favoráveis à disputa em grande parte dos municípios capixabas. 

De acordo com a direção estadual do PSB-ES, esses números traduzem a confiança do eleitorado no projeto de desenvolvimento sustentável e na visão social que o partido propõe.

“O resultado é fruto de um trabalho coletivo, que envolve o empenho das nossas lideranças e o compromisso com o desenvolvimento de cada município”, destacou o presidente estadual do partido, Alberto Gavini.

O PSB-ES segue agora com o desafio de colaborar com os novos gestores eleitos, visando implementar políticas públicas que promovam o crescimento econômico, a inclusão social e o fortalecimento das cidades capixabas.

“Minha presença no governo tem uma influência no partido. Fazemos muita parceria com os municípios, e isso ajuda a criar um ambiente de simpatia e de liderança em relação ao PSB e entre partidos aliados. Forma, uma base de sustentação política, para nosso governo”, disse  Casagrande.





Postagem Anterior Próxima Postagem