Estudo realizado por uma associação médica canadense analisou os personagens do Ursinho Pooh e os associaram a diferentes transtornos mentais
Personagens representam alguns transtornos mentais; veja quais são – Foto: Reprodução/Disney/ND
O carismático e fofíssimo Ursinho Pooh marcou uma geração de crianças e adultos com suas histórias, tendo aparecido pela primeira vez nos livros em 1921. Mas o que os personagens da história podem ter a ver com a Psicologia e a Psiquiatria?
Após analisar os personagens do famoso desenho da Disney, a revista científica da Associação Médica Canadense concluiu que cada um deles representa um transtorno mental.
Veja os transtornos mentais identificados nos personagens do desenho Ursinho Pooh:
Ursinho Pooh
O Ursinho Pooh tem Déficit de atenção e Hiperatividade – Foto: Reprodução/Disney/ND
Segundo os pesquisadores, o personagem principal do desenho, o Ursinho Pooh, tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Segundo o Ministério da Saúde, o TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas caracterizado por sintomas como falta de atenção, desorganização, inquietação e impulsividade.
O TDAH geralmente surge na infância e pode acompanhar a pessoa para sempre.
Guru
O personagem Guru tem autismo – Foto: Reprodução/Disney/ND
Guru, provavelmente está dentro do espectro autista. Segundo o estudo, o personagem sempre ignora o que está ao seu redor e procura refúgio na bolsa da mãe.
Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, o autismo é uma condição neurológica que compromete a interação social, a fala e o comportamento do indivíduo em diversos níveis.
Can
Can tem Transtorno de ansiedade social – Foto: Reprodução/Disney/ND
Em diversos momentos, Can se mostra superpreocupada com o seu filho, Guru, o que os especialista analisaram como um Transtorno de Ansiedade Social.
O transtorno de ansiedade social pode ser caracterizado pelo medo ou pela ansiedade relacionados a determinadas situações sociais ou de desempenho.
Abel
Abel tem Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) – Foto: Reprodução/Disney/ND
Abel, o coelho, mostra uma necessidade de organização constante e, quando algo não está sob seu controle,fica muito aflito e nervoso. Os especialistas consideram que ele tenha Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
De acordo com o Ministério da Saúde, o TOC é uma ansiedade crônica que provoca pensamentos e rituais repetitivos que a pessoa não pode controlar.
Bisonho
O personagem Bisonho tem depressão – Foto: Reprodução/Disney/ND
Constantemente triste, Bisonho apresenta diversos sintomas de depressão, caracterizada principalmente pela tristeza ou diminuição do interesse ou prazer em realizar atividades.
Tigrão
O personagem Tigrão tem hiperatividade – Foto: Reprodução/Disney/ND
Tigrão não consegue ficar parado, é impulsivo e está sempre em constante movimento. Os especialistas o diagnosticaram com hiperatividade, estado excessivo de energia, que pode ser motora ou mental.
Leitão
Leitão tem ansiedade – Foto: Reprodução/Disney/ND
Leitão tem ansiedade devido ao seu medo de barulhos e tendência a querer ficar sozinho constantemente. A ansiedade muitas vezes é uma sensação de nervosismo, preocupação ou desconforto, sendo uma experiência humana normal, mas que em excesso faz mal para a saúde.
Cristóvão
Cristóvão tem esquizofrenia – Foto: Reprodução/Disney/ND
Os especialistas afirmam que tudo o que acontece no Bosque é fruto da imaginação de Cristóvão. Segundo o estudo canadense, o personagem caracteriza a esquizofrenia, transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade, alucinações, falsas convicções, pensamento e comportamento anômalo.
Fonte: rd+