Caminhar pode ajudar na perda de peso desde que a atividade esteja integrada à rotina e aliada a uma alimentação saudável
Na busca pela perda de peso, a prática de atividade física é uma grande aliada. Uma das opções recomendadas, especialmente para quem não gosta de academia, é a caminhada ao ar livre. Mas será que é possível perder peso caminhando todos os dias durante um mês?
A caminhada é uma excelente alternativa para quem está sedentário começar a movimentar o corpo. O exercício ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão. Além disso, os benefícios para o corpo começam a ser notados rapidamente.
“Estudos indicam que após 30 minutos de caminhada moderada, o corpo começa a liberar endorfinas, que melhoram o humor. Com duas semanas de caminhada regular, é possível observar melhorias na saúde cardiovascular e no condicionamento físico”, contou a professora de educação física Andrea Reis, que dá aulas na Universidade Católica de Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.
De acordo com a professora, a duração ideal da caminhada depende dos objetivos de cada pessoa. Para quem deseja perder peso, o recomendado é realizar a atividade de 45 a 60 minutos por dia.
Andrea esclareceu que, quando o objetivo é emagrecer, a caminhada pode ser eficaz no início. Entretanto, à medida que o condicionamento físico melhora, o corpo se adapta, e os resultados podem começar a desacelerar.
“Quando perceber que o circuito ficou fácil, é importante aumentar a intensidade ou combinar a caminhada com outros tipos de exercícios, como a corrida, o ciclismo ou o treino de resistência, para continuar a perder peso e ganhar condicionamento”, explicou Andrea.
Quantos quilos dá para perder em um mês?
É importante ressaltar que a atividade deve ser integrada à rotina e aliada a uma alimentação saudável: dessa forma, a caminhada pode ajudar na perda de peso.
“A caminhada promove gasto calórico, mas o que irá determinar o emagrecimento é a relação entre o volume e a intensidade da caminhada, combinada ao plano alimentar”, afirmou o professor Fábio Tenório, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, também em entrevista.
Segundo ele, uma caminhada de intensidade moderada pode queimar entre 300 e 400 calorias por hora. Mantendo esse ritmo, é possível emagrecer até meio quilo por semana, totalizando cerca de dois quilos por mês, desde que a alimentação esteja adequada.
“Lembrando que fatores como peso, idade, sexo e condição física podem colocar esse resultado tanto para cima como para baixo”, complementa.
Além da alimentação, outros hábitos essenciais para a perda de peso incluem: sono de qualidade, gerenciamento do estresse, e controle das emoções.
Tornar a caminhada uma ativadade social e como parte do dia a dia ajuda a manter o engajamento com a atividade |
Confira 4 benefícios de caminhar:
1 – Melhora da saúde cardiovascular
Caminhar regularmente fortalece o coração, ajuda a reduzir a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea, o que diminui o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
2 – Redução do estresse e melhora do humor
A prática de exercícios libera endorfinas, substâncias que promovem uma sensação de bem-estar, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.
3 – Fortalecimento dos ossos e músculos
Caminhadas regulares ajudam a tonificar os músculos das pernas e aumentam a densidade óssea, contribuindo para a prevenção de osteoporose e outros problemas relacionados aos ossos.
4 – Melhora da saúde mental
Praticar atividades físicas de forma regular, como a caminhada, melhora a função cognitiva, potencializa a memória e diminui os sintomas de depressão e ansiedade.
Fonte: Metrópoles