Homem de 45 anos roubou Transcol no Terminal de Vila Velha e dirigiu cerca de 20 minutos. Ele só foi detido após abordagem da Polícia Militar em Cariacica, na Grande Vitória.
Cícero Machado Costa, de 45 anos, foi preso após roubar ônibus do Transcol de terminal em Vila Velha, Espírito Santo — Foto: Reprodução/Redes sociais |
Um homem de 45 anos foi preso após roubar um ônibus do Transcol, no terminal de Vila Velha, na Grande Vitória, e sair dirigindo o veículo sem passageiros na manhã desta quinta-feira (31). Segundo a Polícia Militar (PM), Cícero Machado Costa trafegou por 20 minutos e foi preso na cidade vizinha, Cariacica. O suspeito informou para os policiais que já foi rodoviário e só queria "dar uma volta" com o veículo.
Os policiais que participaram da ocorrência informaram para a TV Gazeta que rastrearam o veículo em Sotelândia, Cariacica, onde deram ordem de parada para o suspeito, que se entregou. O bairro fica a 9km de distância do terminal onde o ônibus estava, em Divino Espírito Santo, Vila Velha.
Segundo o motorista do Transcol, João Batista da Silva, o crime aconteceu por volta das 5h, antes mesmo da primeira viagem do veículo. O ônibus roubado é da linha 500, e faz o itinerário Terminal Vila Velha x Terminal de Itacibá, em Cariacica.
O motorista relatou que tentou impedir a saída do suspeito da garagem, mas não conseguiu.
"Eu saí da garagem e cheguei no terminal de Vila Velha para sair na linha 500, encostei o carro lá, fui no banheiro, sai e fui conversar com os colegas. De repente ouvi uma gritaria de um colega de trabalhando falando 'para, para'. Aí quando eu fui ver, o cara saiu com o carro na minha frente, tentei entrar na frente ainda mas vi que era perigoso. Ele saiu em alta velocidade do terminal. Esse colega que tava gritando lá falou que ele é um ex rodoviário que fica no terminal, e saiu com o carro", comentou o motorista.
Após o roubo, o motorista disse que ligou para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e para a garagem da empresa responsável, para que o veículo fosse rastreado.
"A polícia foi rastreando o carro e quando foi abordou ele no bairro bandeirantes, falou até que ele deu joinha para os policiais. Cheguei lá e ele estava algemado e eu perguntei o que ele ia fazer com o carro, ele falou que só estava dando umas voltas e que era ex-funcionário e que tinha colocado até 100 km/h no carro. Graças a deus deu tudo certo, eu tava preocupado com a minha chave do carro que eu deixei lá, mas ele disse que não tinha pego nada", comentou o motorista.
O suspeito relatou que tinha utilizado drogas e pretendia dirigir até a sede da Polícia Federal em Vila Velha, e que só não ultrapassou os 100 km/h porque o ônibus tem um sistema de redução de quilometragem. Ele foi preso em flagrante e levado para a Delegacia Regional de Cariacica.
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), informou que foi comunicada sobre o roubo do ônibus da linha 500, carro 22289. O veiculo foi recuperado Sotelândia, depois de passar pelos bairros de Cobilandia, Rio Marinho e Vila Isabel. Durante este percurso, a PM e a operadora rastrearam o veículo, que foi abordado e o homem foi encaminhado para a delegacia.
De acordo com a Secretaria de Justiça (Sejus), o suspeito deu entrada no sistema prisional em fevereiro de 2023 e saiu em junho do mesmo ano por furto e por destruir serviços alheios.
A Polícia Civil informou que o suspeito foi autuado em flagrante por furto e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
Fonte: G1 ES