Patógenos presentes nas fezes podem ser espalhados pelo banheiro por meio dos aerossóis.
Cientistas usam laser para mostrar nuvem de partículas que toma banheiro após descarga — Foto: Reprodução/John Crimaldi/Scientific Reports
Por enquanto, segundo os pesquisadores, ainda não se sabe qual é o risco efetivo de nos infectarmos.
Se você costuma dar descarga com a tampa do vaso sanitário levantada, talvez mude seus hábitos após ver o vídeo acima. Usando um laser verde, cientistas mostraram que o banheiro fica tomado por uma imensa nuvem de gotículas invisíveis, capazes de percorrer 1,5 metro em 8 segundos.
No artigo científico publicado na revista "Scientific Reports" em dezembro de 2022, os pesquisadores explicam que iluminaram os aerossóis para entender o alcance desse "jato caótico e forte" produzido pela descarga. A olho nu, sequer imaginamos que esses "pontos verdes" existem.
🚽 Há perigo para a nossa saúde? "Pode haver a transmissão de doenças infecciosas, como Covid-19 e influenza, porque os patógenos presentes nas fezes são espalhados no banheiro. Mas ainda existe o desafio de avaliar exatamente quais os riscos efetivos de contaminação", afirma o estudo.
🤒 Como evitar doenças? Os cientistas destacam que, em geral, os banheiros públicos têm pouca ventilação natural. É preciso, segundo eles, mudar o padrão de arquitetura desses espaços. Outras dicas são: usar máscaras e sempre abaixar a tampa do vaso sanitário ao dar descarga.
Fonte: G1