VÍDEO: emulsão de óleo vaza de poço de petróleo e atinge área de vegetação em São Mateus, no ES


O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) foi acionado para avaliar o impacto ambiental. A atividade de extração no poço foi paralisada. Ninguém ficou ferido.

Emulsão de óleo vaza em poço de petróleo em São Mateus, Norte do Espírito Santo — Foto: Reprodução/Redes sociais

Um poço de petróleo recém-perfurado no Campo Inhambu, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, sofreu um vazamento de uma grande quantidade de emulsão de óleo, além de perda de vapor, na quarta-feira (16). Segundo a companhia responsável, a Seacrest Petróleo, a substância expelida não é óleo porque o poço ainda não estava em produção no momento do incidente. Ninguém ficou ferido.

O vazamento atingiu parte da vegetação próxima ao local e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) foi acionado para contabilizar o possível impacto ambiental. Emulsão de óleo de petróleo é uma mistura de óleo e água que ocorre durante a produção de petróleo (entenda mais abaixo).

A princípio, o instituto destacou que ocorreram impactos leves na vegetação do entorno do cavalo de extração de petróleo. Uma avaliação mais detalhada será realizada nos próximos dias, mas o instituto não soube precisar até quando o resultado será divulgado.

O g1 questionou a empresa para saber desde quando o poço está em funcionamento e o que pode ter causado o acidente, mas não teve nenhum retorno.

A Seacrest Petróleo disse que, assim que o acidente aconteceu, o plano de resposta a emergências da companhia foi imediatamente ativado e implementado. A fonte da perda de vapor foi controlada, o poço foi paralisado e as autoridades competentes foram acionadas. Mas a empresa não explicou quais foram todos os órgãos acionados, além do Iema.

A produção foi restaurada no dia seguinte após uma breve redução para diminuir o risco elétrico.

Emulsão de óleo vazou no Espírito Santo, Iema foi acionado e verificou que o vazamento ocasionou impactos leves — Foto: Reprodução/Redes sociais

A companhia reforçou que segue trabalhando com o Iema para minimizar qualquer impacto ambiental potencial. O g1 não conseguiu informações de quantos poços da empresa estão em funcionamento no estado e a companhia não respondeu aos questionamentos.

O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) disse que acompanha de perto o grave acidente ocorrido no campo de Inhambu, no Norte Capixaba, privatizado para a empresa Seacrest. O sindicato apontou que o ocorrido expõe mais uma vez os riscos e o abandono causado pelas privatizações na região e que tinha alertado sobre riscos para o meio ambiente.

Já o Iema disse que foi acionado pela empresa assim que o incidente aconteceu. As equipes foram até o local, monitoram e avaliam o impacto do incidente de acordo com os protocolos ambientais estabelecidos.

O instituto também informou que trabalha para que as normas ambientais sejam respeitadas.

Empresa Seacrest Petróleo disse que ninguém ficou ferido após vazamento de emulsão de óleo em poço de petróleo em São Mateus, Espírito Santo — Foto: Reprodução/Redes sociais


O que é emulsão de óleo de petróleo?

A emulsão de óleo de petróleo é uma mistura de óleo e água que ocorre durante a produção de petróleo e é formada por um processo de cisalhamento (fenômeno de deformação ao qual um corpo está sujeito) entre os dois fluidos.

Uma emulsão é um sistema heterogêneo em que dois líquidos imiscíveis se misturam. No caso do petróleo, a emulsão é formada devido ao cisalhamento entre a água e o óleo durante a produção. A água, que é injetada no processo de recuperação secundária, possui um alto teor de sal e forma emulsões com uma viscosidade maior que a do petróleo desidratado.



Fonte: G1 ES



Postagem Anterior Próxima Postagem