Resgate da Guarda Costeira aconteceu em meio à aproximação do furacão Milton
Uma tripulação da Guarda Costeira dos Estados Unidos resgatou um homem agarrado a um “cooler” flutuando no Golfo do México, a aproximadamente 50 quilômetros da costa da Flórida na quarta-feira (9).
A Guarda Costeira mobilizou um mergulhador para salvar o homem, que foi levado ao Hospital Geral de Tampa para tratamento médico, disse a organização.
O furacão Milton atingiu a costa oeste da Flórida na noite de quarta-feira (9) como um furacão de categoria 3 na escala de cinco níveis de Saffir-Simpson, com ventos de cerca de 200 km/h.
Ainda que uma tempestade perigosa, a tormenta perdeu força após passar pelo Golfo do México na categoria 5 em direção à Flórida.
Em um estado já atingido pelo furacão Helene há duas semanas, cerca de dois milhões de pessoas foram ordenadas a evacuar antes da chegada de Milton.
Furacão Milton
A tormenta atingiu a costa na quarta-feira à noite perto de Siesta Key, na Flórida, como um perigoso furacão de categoria 3 antes de devastar o estado com categoria 1 — destruindo casas, estradas, linhas de energia, árvores e edifícios.
Pelo menos 16 pessoas morreram na trajetória de destruição de Milton — que trouxe tempestades destrutivas para partes da costa oeste da Flórida e tornados mortais para o leste — e o estado está prevendo mais vítimas, disse o governador Ron DeSantis.
Operações de resgate: Quase 1.000 pessoas foram resgatadas até agora, de acordo com o governador DeSantis, com milhares de socorristas mobilizados em todo o estado. Em um resgate dramático, uma equipe de notícias salvou uma mãe solteira e seus 4 filhos que ficaram presos nas águas da enchente por 7 horas.
Portos reabertos: A Guarda Costeira reabriu alguns portos após o furacão Milton, incluindo Key West e o Porto de Miami, na Flórida, bem como vários portos na Geórgia e Carolina do Sul. Vários portos na Flórida, incluindo St. Petersburg e Fort Myers, permanecem fechados.
Quedas de energia: Mais de 2,6 milhões de clientes em todo o estado ainda estavam sem energia na noite de quinta-feira — abaixo dos 3,2 milhões no início da tarde.
Fonte: CNN Brasil