Explosivos bateram ou não na estátua no STF e atingiram homem-bomba?


Boato de que homem-bomba foi atingido por explosivo que jogou contra a estátua Justiça é falso. Fake news virou meme nas redes socias


Após o atentado contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o anexo da Câmara dos Deputados, na noite de quarta-feira (13/11), boatos começaram nas redes sociais envolvendo o ato. Diversas publicações nas redes sociais afirmam que Francisco Wanderley Luiz, responsável pelas explosões na Praça dos Três Poderes, foi atingido por um dos explosivos que jogou contra a estátua Justiça, porém essa informação é falsa.

Na verdade, as investigações apontam que o homem planejou cometer suicídio após o ataque. Tiü França, como era conhecidos nas redes sociais, morreu depois que deitou no chão e colocou um artefato explosivo embaixo da nuca.

Imagens feitas por câmeras de segurança do STF mostram o momento exato em que Francisco Wanderley detonou um explosivo em frente à Corte.

Nas imagens, é possível visualizar o momento em que o homem-bomba arremessa explosivos em direção à Estátua da Justiça. Em seguida, ele se deita, e o artefato acende, solta fumaça e explode. Surgem fogos de artifício à esquerda da imagem, e mais fumaça sai da região próxima à cabeça do homem.

O vídeo também mostra quando Francisco chega ao STF, segurando um guarda-chuva. Depois, ele larga o item, abre o que aparenta ser uma mochila, tira alguns itens de dentro dela e os atira em direção à estátua da Justiça.

Seguranças do próprio STF se aproximam de Francisco. Um deles chega a parar na frente da estátua. Então, o homem aparece com um objeto inflamável nas mãos e o arremessa em direção ao prédio.

Em seguida, os funcionários da Corte se afastam. Neste momento, é possível ver uma fumaça saindo do corpo de Francisco. Segundos depois, um fogo surge na cabeça dele e ele cai no chão.

Depois da explosão, servidores do STF colocam cones ao redor do corpo, a fim de isolar a área até a chegada da perícia.


Memes na internet

O boato de que o explosivo que jogou contra a estátua Justiça voltou-se contra si mesmo virou meme nas redes sociais. Francisco Wanderley Luiz foi apelidado pelos internautas como “kamiquase” e “meiabomber”.

O fato de a estátua da Justiça ter permanecido intacta após a explosão também foi exaltado. A obra de arte é chamada de heroína e “craque do jogo”. Os usuários ainda fizeram um vídeo com imagens da escultura, acompanhado pela música “Boss Bitch” de Doja Cat.


Fonte: Metrópoles



Postagem Anterior Próxima Postagem