Tubarão-baleia pode chegar a 20 metros e pesar 12 toneladas. O registro do animal, que está ameaçado de extinção, foi feito por pesquisadores do Projeto Amigos da Jubarte.
Um tubarão-baleia, considerado o maior peixe do mundo, foi flagrado em uma aparição rara a 16 km da costa de Vila Velha, Grande Vitória, no Litoral do Espírito Santo. O registro do gigante foi feito por pesquisadores do Projeto Amigos da Jubarte e corresponde a primeira aparição documentada do peixe vivo no estado. As imagens foram divulgadas neste domingo (17).
O registro foi feito no dia 20 de junho durante uma expedição e as imagens foram feitas por meio de videomonitoramento.
No vídeo, o animal fica a poucos metros da embarcação da equipe de pesquisadores. Na sequência, o gigante se afasta do barco e nada até desaparecer em águas mais profundas.
Segundo o coordenador do Projeto Amigos da Jubarte, Sandro Firmino, o científico do animal é Rhincodon typus e a espécie está classificada como vulnerável sob risco de extinção.
"Esse peixe pode chegar até 20 metros e pode pesar até 12 toneladas. É um animal dócil, que não ataca seres humanos e vive em águas tropicais. Apesar disso, a recomendação é evitar aproximação justamente pelo tamanho dele", explicou.
Firmino também explicou que, apesar do nome popular do bicho, o animal é um peixe.
"O tubarão-baleia é classificado cientificamente como peixe. Não trata-se de um mamífero, como as baleias, e nem de um cetáceo, como os golfinhos", detalhou.
A espécie é caracterizada como cosmopolita, ou seja, é comum em todos os oceanos. No Brasil, já houve registros do gigante no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, por exemplo. No Espírito Santo, possivelmente, o tubarão-baleia flagrado estava em águas capixabas em busca de alimento.
"Esse tipo de peixe se alimenta por filtração, fazendo a sucção de plânctons e peixes para se alimentar”, disse Firmino.
O coordenador também esclareceu que a espécie já foi vista no Espírito Santo por pesquisadores e outros profissionais. No entanto, essa é a primeira aparição documentada do animal vivo.
"Foi um momento de muita alegria e êxtase. Para nós, que trabalhamos com conservação da vida marinha, quando nos deparamos com um animal desse porte, que está ameaçado de extinção, nos dá energia e revigora a nossa luta em prol da preservação. Este ano, inclusive, o Amigos da Jubarte completa 10 anos aqui no Espírito Santo e ver o tubarão-baleia foi presente de aniversário", finalizou.
Animal já foi encontrado morto no ES
No dia 27 de março de 2023, um tubarão-baleia de 12 toneladas foi encontrado morto na Baía de Vitória. Na época, o Projeto Baleia Jubarte informou que as ocorrências de encalhes deste animal são raras ao redor do mundo.
Segundo o projeto, foi constatado ainda que o animal era uma fêmea adulta com 11,6 metros de comprimento. A carcaça do peixe foi rebocada no dia seguinte até um estaleiro localizado na Prainha, em Vila Velha.
No local, foi realizada a necropsia do tubarão-baleia para ajudar os pesquisadores a entenderem hábitos e impactos que a espécie possa sofrer, além de contribuir para o conhecimento científico e para a conservação da espécie.
Fonte: G1 ES