No momento do rito batismal, a criança foi totalmente mergulhada na água, o que não é habitual no batismo infantil, na Igreja Católica
Foto: Reprodução | Instagram
Imagens gravadas durante um batismo na Paróquia Santa Cruz, em Monte Castelo, Paraná, viralizou nas redes sociais e trouxe à tona uma discussão sobre práticas religiosas e o significado do batismo na Igreja Católica. No registro, o padre Maycon, responsável pela cerimônia, é visto mergulhando o bebê na pia batismal, gesto que provocou diferentes reações entre as pessoas.
O vídeo dividiu a opinião pública, entre os comentários, alguns internautas afirmaram que o ato foi excessivo, pois esperavam apenas um leve derramamento de água sobre a testa do bebê, prática comum em muitas paróquias.
"No meu tempo era só um pouco de água na testa; isso já é demais”, comentou um dos usuários. Outra pessoa questionou a lógica de batizar um bebê, dizendo que a criança não possui compreensão nem pecado para se arrepender: “Onde está o pecado desse bebê para que tenha sido ‘batizado’?”, escreveu.
Por outro lado, vários comentários destacaram que a prática é válida e significativa no contexto católico. Uma internauta explicou: “Isso é o batismo na igreja CATÓLICA! Batizamos bebês para que eles comecem sua vida cristã. Quando crescerem, eles farão a Primeira Eucaristia e depois a Crisma, que é a confirmação do batismo.”
O batismo na Igreja Católica
O batismo é um dos sete sacramentos fundamentais da Igreja Católica e carrega um significado profundo de fé e purificação. Considerado o primeiro sacramento, ele é visto como uma porta de entrada para a vida cristã, onde a pessoa é lavada do “pecado original” — a marca espiritual herdada da humanidade desde Adão e Eva, de acordo com a doutrina católica.
Para os católicos, o batismo marca a inclusão de uma nova vida em Cristo e é o início de um caminho de fé.
Conforme o Catecismo da Igreja Católica, o objetivo do batismo é unir a pessoa a Cristo e à igreja. A celebração do sacramento varia, mas seu propósito é constante: ele é o ponto de partida para uma vida de fé e comunhão com Deus e os irmãos.
Fonte: O Globo