Eles são novidades, reinvenções ou resgates, movidos por suas propriedades nutricionais e gastronômicas e origem no campo
A batata-doce roxa tem ganhado popularidade entre os adeptos de uma alimentação saudável
Alimentos como pistache, quinoa e cogumelos têm ganhado espaço no dia a dia dos brasileiros, pela riqueza de nutrientes e versatilidade na culinária. Ao mesmo tempo, produtos tradicionais, como açaí e maracujá azedo, vêm ganhando novas roupagens e reinventado na mesa do consumidor. Outros ingredientes, como o milho roxo e a batata-doce roxa, representam um resgate de sabores autênticos e uma aposta em novidades que valorizam cores e texturas. Tudo isso, vindo do campo embalado para novos consumidores.
Com a valorização de práticas agrícolas sustentáveis e o fortalecimento do mercado gourmet, esses alimentos estão moldando o panorama da gastronomia no Brasil. Abaixo, apresentamos uma lista dos 10 alimentos que mais têm se destacado, com informações sobre sua produção e motivos de popularidade. Confira:
1. Pistache
O pistache está se popularizando como um snack saudável e sendo usado em sobremesas e pratos gourmet. Ele tem ganhado até festivais, como o ocorrido em São Paulo, no início de dezembro. Cada vez mais popular, as importações dobraram em 2023, atingindo 608 toneladas.
Atualmente, o Brasil não produz pistache em escala comercial. No entanto, há iniciativas para iniciar o cultivo, especialmente no Ceará, visando adaptar a planta às condições climáticas locais.
2. Cogumelos
O shimeji, shiitake e o juba de leão vêm sendo amplamente usados na culinária e conhecidos pelos benefícios nutricionais. O consumo tem crescido no Brasil, impulsionado por mudanças nos hábitos alimentares e pelo aumento de dietas vegetarianas e veganas. A produção nacional de cogumelos está em expansão, com destaque para estados como São Paulo, que lidera a produção, seguido por Paraná e Minas Gerais.
3. Abacate Hass
O abacate hass é cada vez mais consumido em receitas de guacamole, saladas e sobremesas. Ele é conhecido por sua polpa cremosa e sabor suave, tem ganhado espaço no mercado brasileiro, tanto para consumo interno quanto para exportação. São Paulo é o maior produtor de abacate no Brasil, seguido por Minas Gerais e Paraná. Recentemente, estados como o Ceará têm investido no cultivo do abacate Hass para atender à demanda crescente.
4. Açaí
Consolidado como um superalimento, o açaí está sendo reinventado em versões mais saudáveis e gourmet. É a tendência da reinvenção, trazendo novidades que atraem o consumidor. O açaí é amplamente consumido no Brasil, especialmente na forma de polpa congelada, sucos e sobremesas. O sorvete reina quase absoluto, mas as empresas vem oferecendo opções personalizadas de açaí com diversos acompanhamentos e toppings. O Pará é o principal produtor de açaí no Brasil, responsável por grande parte da produção nacional.
5. Quinoa
Grão rico em proteínas, quinoa é um cereal cada vez mais utilizado como substituto para arroz e massas A quinoa tem sido incorporada na dieta dos brasileiros como uma opção saudável e rica em proteínas. Embora a quinoa seja tradicionalmente cultivada nos Andes, especialmente na Bolívia e no Peru, há projetos experimentais de cultivo no Brasil, principalmente na região Sul.
6. Batata-doce roxa
A batata-doce roxa tem ganhado popularidade entre os adeptos de uma alimentação saudável, por causa de seu baixo índice glicêmico, sabor único, valor nutricional e ao apelo estético em preparações culinárias. A produção de batata-doce no Brasil é significativa, com destaque para estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
7. Amêndoas
Consumidas como snacks ou em manteigas vegetais e leites alternativos, as amêndoas são cada vez mais consumidas no Brasil, tanto in natura quanto em produtos como leites vegetais e farinhas. O Brasil não possui produção significativa de amêndoas, sendo a maior parte do consumo suprida por importações de países como Estados Unidos e Espanha.
8. Maracujá Azedo
O maracujá azedo tem sido utilizado não apenas como fruta fresca, mas em sucos, sobremesas e produtos industrializados. A polpa e a casca do maracujá azedo estão sendo amplamente exploradas em produtos que promovem benefícios à saúde, como chás calmantes e suplementos naturais. A Bahia é o maior produtor de maracujá no Brasil, seguida por Pará e São Paulo.
9. Milho Roxo
Chamando atenção na gastronomia por suas propriedades antioxidantes e cor vibrante, o milho roxo tem despertado interesse no Brasil, especialmente na gastronomia gourmet e em preparações artesanais. Mas o cultivo de milho roxo no Brasil ainda é incipiente, com algumas iniciativas em estados como São Paulo e Minas Gerais.
10. Kumquat (Kinkan)
Frutas cítricas menos comuns, como kumquat (kinkan) e finger lime, vêm sendo muito usadas em receitas gourmet e coquetéis. O kumquat é utilizado em compotas, licores e como fruta in natura, ganhando espaço na culinária brasileira. O cultivo de kumquat no Brasil é limitado, com pequenas produções concentradas em estados como São Paulo e Paraná.
Fonte: Portal Edicase