A condição é causada pelo excesso de álcool, que afeta o coração, os vasos sanguíneos, o sangue e o sistema nervoso
A condição é chamada de 'arritmia atrial induzida por álcool' — Foto: Freepik
É a época do ano para festas de Natal no local de trabalho e reuniões com a família e amigos. Talvez você beba muito de uma vez. Então você sente seu coração batendo rápido ou irregularmente. Talvez haja uma vibração em seu peito ou pescoço seguida por tontura e falta de ar.
Depois de alguns testes, você é informado de que tem arritmia atrial induzida por álcool, o que significa sofrer de batimento cardíaco irregular causado por consumo excessivo ou compulsivo de bebidas alcoólicas. A condição é comum nesta época do ano. É por isso que também é chamada de “coração de festividades” (ou "holiday heart", o nome original em inglês).
O que é essa condição?
As pessoas geralmente apresentam batimentos cardíacos rápidos ou irregulares associados a bebedeiras, alimentação excessiva, desidratação e aumento do estresse durante a temporada de festas — todos fatores contribuintes. O "coração de feriado" (ou síndrome do coração de feriado) já é um conhecido dos médicos há quase 50 anos. Na década de 1970, era descrito como um ritmo cardíaco anormal (ou arritmia) em pessoas saudáveis sem doença cardíaca após consumo excessivo de álcool. Os médicos frequentemente viam isso após fins de semana e feriados, incluindo a temporada festiva.
Mas um ritmo cardíaco anormal relacionado ao álcool não se limita aos feriados e fins de semana. Também o vemos em pessoas que bebem compulsivamente em qualquer época do ano, ou em pessoas que bebem muito ao longo de muitos anos.
O que causa isso? Como é diagnosticado?
O álcool afeta seu coração, vasos sanguíneos, sangue e sistema nervoso de muitas maneiras. Por exemplo, quando o álcool perturba seu sistema nervoso, ele pode levar à desidratação e inflamação. Por sua vez, isso pode causar perturbação no sistema elétrico do coração, o que pode levar a um batimento cardíaco irregular.
As pessoas podem ir ao hospital com palpitações cardíacas, dor no peito, desmaios ou desmaios (síncope) e falta de ar (dispneia). Mas um batimento cardíaco irregular também pode ocorrer sem sintomas e pode ser descoberto apenas ao investigar outros problemas de saúde.
Se você tiver sintomas, procure uma emergência. Os profissionais de saúde provavelmente farão alguns testes para diagnosticar problemas de ritmo cardíaco. Isso inclui monitorar o ritmo cardíaco usando um ECG ou eletrocardiograma. Esse teste simples e não invasivo envolve a fixação de alguns eletrodos no seu peito, braços e pernas para produzir um gráfico de sinais elétricos do coração. Os clínicos geralmente se interessam pela “onda p”, que representa a ativação elétrica das câmaras superiores do coração.
Você também pode fazer um exame de sangue para verificar seus níveis de eletrólitos (minerais essenciais no seu sangue). Um exame de sangue também pode testar marcadores de coagulação e inflamação, bem como função renal e hepática.
Por que isso é preocupante?
A grande maioria das pessoas diagnosticadas com doença cardíaca de feriado se recupera, especialmente se tratadas precocemente ou se pararem ou limitarem o consumo de álcool. No entanto, algumas pessoas serão diagnosticadas com fibrilação atrial.
Se for esse o caso, pode ser necessário tomar medicamentos para restaurar o batimento cardíaco regular (conhecido como cardioversão), cardioversão elétrica (uso de um desfibrilador para aplicar um choque elétrico no coração) ou um procedimento chamado ablação cardíaca.
Se a fibrilação atrial não for tratada, há um risco maior de coágulos sanguíneos, derrame e ataque cardíaco.
Como você pode prevenir isso?
Não há um número definitivo de bebidas conhecidas por desencadear o problema. Então, o melhor conselho para prevenir isso é evitar bebedeiras. Também é indicado beber água entre as bebidas alcoólicas. Isso pode ajudar a reduzir os efeitos desidratantes do álcool e reduzir o risco de complicações do ritmo cardíaco induzidas pelo álcool.
Então faça o melhor para reduzir o estresse, continue praticando exercícios e tenha uma dieta que seja boa para o seu coração – todos conselhos gerais para cuidar do seu coração, independentemente de você beber álcool ou não.
Seguir essas etapas ajudará a reduzir o risco de problemas cardíacos durante as festas de fim de ano e a manter seu coração saudável nesta época festiva.
*Caleb Ferguson é professor de enfermagem e diretor de inovações em saúde na Universidade de Wollongong e Sabine Allida é pesquisadora da área de ciência de implementação na Universidade de Wollongong.
*Este artigo foi republicado de The Conversation sob licença Creative Commons . Leia o artigo original.
Fonte: O Globo