O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 6h21 pelo horário de Brasília. Esta primavera vai terminando com muita chuva sobre o Brasil, muito diferente do que foi observado em 2023, quando o país enfrentou uma primavera extremamente quente, com ondas de calor e falta de chuva.
PUBLICIDADE
A circulação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera, a formação de áreas de baixa pressão atmosférica na costa da região Sul e o desenvolvimento de uma nova frente fria, que vai avançaram pela costa da região Sudeste, estimulam a formação de muitas áreas de nuvens carregadas sobre o Brasil desde o sábado, 14/12.
Quase todos os estados brasileiros terão algum risco de chuva forte, mas o maior risco para chuva volumosa e temporais estará nos estados do Sul, do Sudeste e do centro-oeste do país.
Previsão para o domingo, 15/12/24
No último domingo da primavera, 15 de dezembro, vai chover em praticamente todos os estados brasileiros. A chuva mais frequente volumosa deve ficar concentrada nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Há risco de fortes pancadas de chuva no decorrer do dia em praticamente todas as áreas dessas regiões.
O norte do Espírito Santo e a região mineira do Vale do Jequitinhonha ainda terão predomínio de sol. O sol volta a predominar também no sul de Mato Grosso do Sul e nas áreas de fronteira com o Paraguai.
As áreas de instabilidade mais intensas se afastam do Sul do Brasil, permitindo uma diminuição da nebulosidade e também das condições para a chuva. Por isso, durante o domingo, todo o Sul do Brasil volta a ter períodos com sol e as pancadas de chuva devem acontecer de forma isolada, à tarde e à noite.
Na região Nordeste, o sol predomina durante o domingo em praticamente toda a Bahia, em Sergipe, no sertão de Pernambuco e no centro-sul do Piauí. Pancadas de chuva devem ocorrer no oeste da Bahia, no Maranhão, norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, no leste de Pernambuco e em Alagoas.
Com informações do Climatempo