Chuva marca o Natal no Sudeste e se prolonga durante a semana; ES tem alerta crítico


Sequência de dias chuvosos no Sudeste traz riscos hidrológicos e transtornos.


A véspera de Natal será marcada por tempo instável em boa parte do Sudeste do Brasil, com destaque para uma sequência de dias chuvosos nos quatro estados da região. Este cenário é resultado da atuação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), somada a outros sistemas meteorológicos que estão intensificando os volumes de chuva. A previsão indica acumulados significativos até o final da semana, com riscos de temporais e impactos em diversas áreas.


Chuva volumosa na terça-feira

Nesta terça-feira, o tempo seguirá instável, com destaque para boa parte do estado do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais, onde há previsão de tempestades (temporal + chuva volumosa) áreas em roxo no mapa. Áreas marcadas em vermelho no mapa de risco o risco é para temporais.
  • Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro: Esses estados concentram os alertas mais críticos para chuvas intensas e volumosas, com possibilidade de transtornos urbanos, como alagamentos e deslizamentos.
  • São Paulo: A chuva também estará presente, variando de moderada a forte intensidade. Embora os acumulados não sejam tão expressivos quanto nos outros estados, a presença constante de precipitação pode gerar impactos localizados
Figura 1- Mapa de Risco para essa terça-feira 24 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo.
Chuva significativa no final de semana

O final de semana já foi marcado por elevados acumulados de chuva em boa parte da região Sudeste. Os registros das últimas 72 horas mostram volumes expressivos em várias cidades:

  • Minas Gerais: 
Chácara: 180,7 mm
Ribeirão das Neves: 148,2 mm
Santa Luzia: 133,2 mm
Além Paraíba: 123,4 mm
Piranga: 125,6 mm

  • Espírito Santo: 
Alfredo Chaves: 92,2 mm
São José do Calçado: 86,0 mm
Rio Novo do Sul: 74,2 mm

  • Rio de Janeiro:
Mesquita: 127,8 mm
Nova Iguaçu: 121,0 mm
Petrópolis: 98,2 mm
Itatiaia: 118,8 mm

  • São Paulo:
Peruíbe: 188,3 mm
São Paulo (capital): 170,4 mm
Sorocaba: 140,4 mm

Esses acumulados reforçam o padrão de instabilidade que persiste na região e indicam uma tendência de continuidade ao longo da semana.


Alerta do CEMADEN para eventos hidrológicos

O CEMADEN considera moderada a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões da Zona da Mata, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri, no estado de Minas Gerais; região Norte e Noroeste Fluminense, no estado do Rio de Janeiro; e em todo o estado do Espírito Santo

Essa previsão está associada às pancadas de chuva com intensidade moderada a forte nessas regiões. Neste contexto, não se descarta a possibilidade de enxurradas, inundações pontuais de córregos canalizados e alagamentos temporários de áreas rebaixadas, principalmente em locais densamente ocupados e com alta impermeabilização do solo.

Figura 2- Mapa de Risco alagamento para essa terça-feira 24 de dezembro de 2024. Fonte: CEMADEN.


Previsão para o restante da semana

Além da terça-feira, a chuva seguirá presente ao longo da semana em toda a região Sudeste. Segundo os mapas de acumulados previstos, os volumes deverão ultrapassar os 80 mm em muitas áreas até o final da semana. Algumas regiões, principalmente no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, podem registrar acumulados superiores a 100 mm, como indicado nas áreas em vermelho do mapa.

Figura 3- Mapa de acumulados previsto entre terça-feira 24 de dezembro de 2024 e 28 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo.


Da Redação / Com informações Climatempo



Postagem Anterior Próxima Postagem