Depois de ser demitida grávida, ela construiu um negócio ao contratar mães


Após ser dispensada enquanto esperava o primeiro filho, Sharon Williams criou uma empresa na qual mulheres que atravessam a maternidade podem prosperar

Sharon Williams é fundadora da Taurus, agência de marketing estratégico e relações públicas focada em apoiar mulheres durante a maternidade

Sharon Williams não planejava abrir sua própria empresa. Ela estava satisfeita com seu cargo de marketing na companhia em que acompanhou o crescimento de 100 para 2.000 funcionários durante seus seis anos de trabalho. A executiva planejava continuar construindo sua carreira ali, até que, após ser transferida para um escritório em Sydney, na Austrália, e engravidar de seu primeiro filho, foi informada de que seria demitida.

Williams viveu um choque ao saber que seria dispensada devido à gravidez. “Fiquei chateada e desapontada. Estava na empresa desde que era a funcionária número 100. Amava a companhia e era leal ao fundador. E, então, me disseram que eu não valia a pena ser mantida.”


Como a maternidade me ajudou a ser uma empreendedora de sucesso

Após sua demissão forçada, Williams precisou encontrar outro trabalho. Quando um concorrente a procurou para um serviço, ela agiu rapidamente e registrou a Taurus — hoje uma premiada agência de marketing estratégico e relações públicas — para emitir faturas. “Provavelmente foi a melhor coisa que poderia ter acontecido.”


Espaço para mães que trabalham

Nos últimos 30 anos, Williams fez a Taurus crescer de uma forma única. Inspirada por sua própria experiência, contratou mães que trabalhavam meio período e criou um ambiente onde mulheres que atravessam a maternidade podem prosperar sem esconder partes de suas vidas.

Em muitos aspectos, a empresária estava à frente de seu tempo. Williams permitia que suas funcionárias compartilhassem funções, trabalhassem remotamente quando seus filhos estavam doentes ou até mesmo levassem as crianças pequenas para o escritório. E funcionou. A empresária construiu uma cultura baseada em confiança total, responsabilidade e valores compartilhados.

No entanto, o que a Taurus faz está longe de ser a norma, mesmo em locais de trabalho liderados por mulheres.


Rivalidade feminina no trabalho

A pressão que as profissionais exercem umas sobre as outras e a natureza competitiva no ambiente de trabalho podem influenciar negativamente suas carreiras. “Isso é realmente triste, e acho que precisamos dizer para as mulheres pararem”, diz Williams, que acredita que essa competição entre mulheres está “enraizado no nosso DNA.”

Semelhante ao fenômeno da Abelha Rainha — que se refere especificamente a líderes mulheres que se sentem ameaçadas e até intimidam funcionárias mais jovens —, a rivalidade feminina descreve a competição que pode surgir entre mulheres no trabalho.

Em ambos os casos, a causa raiz é a falta de apoio e de oportunidades de crescimento igualitárias para as mulheres. Como elas ocupam um número limitado de posições de liderança, cria-se um sentimento de competição, que leva a um ambiente em que não se apoiam e até se impedem mutuamente.

Williams, por outro lado, adotou a postura oposta, com foco intencional em apoiar as mulheres na Taurus e elevar outras por meio de mentoria. A fonte de motivação da empresária vem da sua infância e da sensação de injustiça que sentia ao ver sua mãe ganhar menos que os homens ao seu redor.

Hoje, ao ajudar figuras femininas com a Taurus, ela incentiva outras líderes a fazerem o mesmo. “Não basta criar um ambiente de apoio para mais mulheres na liderança, também precisamos que mulheres apoiem outras mulheres.”


Cabe às mulheres

Para Williams, a responsabilidade de transformar o ambiente de trabalho está nas mãos tanto dos homens, quanto das mulheres. “Essas líderes precisam ser a mudança que querem ver — e não se esquecer das jovens sob sua liderança”, aconselha.

As próprias ações da empresária são prova dessa crença. Sua paixão é desenvolver as carreiras de jovens mulheres e, ao longo dos últimos 30 anos, orientou 1.800 dessas profissionais. Uma delas é Samantha Sakr, que passou de estagiária na Taurus a diretora-gerente em apenas seis anos.

Enquanto Williams entra na próxima fase de sua carreira, sua mensagem é simples: “Eu quero que as mulheres elevem outras mulheres.”


Fonte: Revista Forbes



Postagem Anterior Próxima Postagem