Durante a madrugada deste sábado (28), o último corpo foi encontrado em meios aos escombros do deslizamento. Dois homens e uma mulher morreram soterrados. Um outro homem, que é a quarta vítima, foi retirado da terra com vida e levado para o pronto-socorro. O trabalho de buscas durou mais de sete horas.
Defesa Civil faz buscas por quatro pessoas que foram soterradas após deslizamento de terra atingir casa em Taubaté, SP — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
O deslizamento de terra que atingiu uma casa na tarde desta sexta-feira (27), em Taubaté, no interior de São Paulo, matou três pessoas soterradas e deixou uma pessoa ferida. O último corpo foi encontrado pelas equipes de buscas na madrugada deste sábado (28), após mais de sete horas de trabalhos.
O deslizamento ocorreu por volta das 17h30, no bairro Barreiro, na zona rural da cidade, enquanto chovia. A operação de buscas envolveu uma força-tarefa e mobilizou dezenas de agentes de segurança e voluntários.
Segundo os bombeiros, quatro pessoas ficaram desaparecidas após o deslizamento que atingiu o imóvel, sendo as vítimas uma mulher e três homens. Três pessoas - sendo uma mulher e dois homens - foram encontradas mortas em meio aos escombros e apenas um homem sobreviveu.
De acordo com a corporação, a primeira pessoa a ser retirada da terra foi um homem de 42 anos, que sobreviveu ao deslizamento. Ele estava parcialmente soterrado, foi resgatado consciente e levado para o Hospital Regional de Taubaté. Ele ficou ferido. Não há informações sobre o estado de saúde dele.
Depois, por volta das 23h30, após cerca de 6 horas de buscas, um homem e uma mulher foram encontrados mortos no local.
Já na madrugada deste sábado (28), quase 1h da manhã, a quarta vítima foi encontrada. O corpo é de um homem que trabalhava como caseiro no imóvel.
Os corpos foram retirados do local pelas forças de segurança e serão encaminhados para o Instituto Médico Legal, onde passarão por exames de necropsia.
Com o encerramento das buscas, o local ficou sob os cuidados da polícia e da Defesa Civil. O espaço deve passar por perícia policial e também deverá receber análise da Defesa Civil, para constatar se não há risco de novos deslizamentos.
Até a última atualização desta reportagem, as identidades das vítimas ainda não haviam sido divulgadas pela polícia.
Soterramento
Quatro pessoas foram soterradas após um deslizamento de terra atingir uma casa, em Taubaté, na tarde desta sexta-feira (27).
A reportagem apurou que o soterramento ocorreu por volta das 17h30. Ao todo, seis pessoas estavam no local, sendo duas crianças e quatro adultos. As duas crianças não sofreram lesões, enquanto os quatro adultos foram soterrados pelo deslizamento.
Um homem, de 42 anos, que estava soterrado, foi socorrido com consciência. Ele foi resgatado e levado pelo SAMU ao Hospital Regional de Taubaté. Não há informações sobre o estado de saúde dele.
Após o resgate do sobrevivente, o Corpo de Bombeiros trabalhava com a informação de que três pessoas ainda estavam soterradas, presas nos escombros, sendo uma mulher de 38 anos, um homem de 34 anos e um outro homem com idade não revelada - os três morreram.
No local, além dos agentes da Defesa Civil e oficiais de diversas forças de segurança, havia também voluntários, que, com o auxílio de pás e baldes, fizeram a retirada da terra em busca dos desaparecidos.
Ao todo, a operação de resgate mobilizou uma força-tarefa composta por nove viaturas do Corpo de Bombeiros; cinco viaturas da Polícia Militar; dois veículos da Defesa Civil Municipal; duas viaturas do SAMU; uma retroescavadeira e 19 voluntários da comunidade local prestando apoio às equipes.
Ainda segundo os bombeiros, as vítimas foram atingidas pelo muro da residência e por parte de um rancho. A residência fica na área rural da cidade.
Defesa Civil faz buscas por quatro pessoas que foram soterradas após deslizamento de terra atingir casa em Taubaté, SP — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Equipes fazem buscas por sobreviventes após deslizamento de terra em Taubaté — Foto: Rauston Naves/TV Vanguarda
Equipes fazem buscas por sobreviventes após deslizamento de terra em Taubaté — Foto: Rauston Naves/TV Vanguarda
Fonte: g1 SP