Ruas em diversos bairros do municípios estão assim, com acúmulo de lixo e entulhos |
A equipe de transição do prefeito eleito em Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), realizou várias reuniões e visitou todas as secretarias municipais, desde as eleições, para fazer os levantamentos em relação aos serviços realizados no município. O objetivo é que a população não fique prejudicada com a troca de governo, no dia 1º de janeiro. O trabalho da equipe de transição visa garantir que a população não sofra impactos negativos com a mudança.
De acordo com um dos coordenadores da equipe, o advogado Eduardo Venturim, é inaceitável que setores como saúde, educação, limpeza urbana, social, entre outros, sofram perdas em relação à eficiência com a mudança de governo.
“Durante esse período a equipe de transição se dedicou a conhecer de perto a realidade de cada setor, com o intuito de planejar as adequações necessárias e possíveis melhorias, para que o novo governo possa dar sequência às atividades essenciais a partir de 1º de janeiro e elencar as prioridades para a população. O que não pode ocorrer é a população ficar à mercê, sem os serviços essenciais,” afirma.
Cemitério São Marcos
No entanto durante o período de transição, alguns problemas foram identificados, o que tem gerado preocupação na equipe. Uma das questões mais urgentes é a situação do cemitério São Marcos, que está em colapso devido à falta de espaço para sepultamentos. Conforme os levantamentos, o cemitério não possui mais locais disponíveis para fazer novas covas e sepulturas, o que tem causado transtorno para as famílias que perdem um ente querido.
“A questão do cemitério é preocupante porque existe uma legislação específica para a aquisição de novas áreas e hoje não existe na prefeitura nenhum plano ou projeto que visa resolver o problema. A nova gestão vai precisar começar do zero, o que realmente nos preocupa, porque é um processo bem burocrático e isso não pode esperar”, enfatiza Eduardo.
Atualmente covas estão sendo feitas nos locais destinados a ruas dentro do cemitério.
Resposta
Sobre a situação do cemitério São Marcos, representantes da Secretaria de Obras da atual administração informaram durante reunião com a equipe de transição que há um projeto de regularização para abertura de mil vagas referentes aos túmulos que estão abandonados, devidamente acompanhado pelo Ministério Público, delegado, entre outros. Foi informado ainda que será iniciado um processo para o novo cemitério em uma área adquirida no ano de 2021 e o projeto está em fase de elaboração.
Entulhos
Outra situação identificada pela equipe de transição é a falta de uma área para realizar o descarte de entulhos gerados no município. Nova Venécia não possui hoje um local adequado onde possam ser depositados resíduos de construção e demolição, o que tem gerado acúmulo de entulho em diversos pontos da cidade.
Sem um projeto ou plano para adquirir uma área para esse fim, o município poderá ter a princípio uma grave falta de estrutura para solucionar a questão. Conforme a equipe de transição, a criação de uma célula de aterro de entulho é uma necessidade urgente, mas, assim como o problema do cemitério, essa demanda também carece de planejamento adequado e de execução, e por isso o assunto precisa ser tomado como prioridade pelo próximo governo.
No primeiro momento, como uma ação urgente, a Secretaria de Obras vai precisar fazer um mutirão para retirar o lixo que se encontra espalhado por ruas de todos os bairros.
Concurso Público
Além das questões estruturais, o último concurso público realizado pela Prefeitura de Nova Venécia também traz preocupação à transição. Isso porque foi constatado que os aprovados no certame foram convocados antes das eleições para que assumissem os cargos, mas recentemente, após as eleições, a atual gestão adiou e, posteriormente, revogou a posse dos aprovados.
A atitude gerou danos e prejuízos para as pessoas que se programaram para ingressar no serviço público, com algumas delas até deixando empregos para assumir o cargo efetivo, e agora, com a revogação da posse, se encontram sem perspectiva.
Esse cenário complica ainda mais a transição, já que em janeiro os serviços essenciais precisam ser, no mínimo, continuados e para isso é importante que os servidores que ocuparem tais cargos tenham certa experiência para que desenvolvam as atividades sem prejuízos à população.
Lubiana Barrigueira
Diante dos levantamentos o prefeito eleito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), disse que reassume o comando do município com sentimento de responsabilidade.
“O que esperamos é encontrar tudo em ordem, com os serviços essenciais funcionando normalmente, com cada setor cumprindo seu papel de forma eficiente. Quero ver Nova Venécia com a mesma organização e comprometimento com que entreguei à população a quatro anos atrás, com todos os serviços funcionando, máquinas e equipamentos funcionando, dinheiro em caixa, uma cidade limpa e organizada. Foi assim que eu entreguei e essa é a minha missão. É exatamente isso que eu espero encontrar”, concluiu Barrigueira.
Assessoria de Comunicação de Lubiana Barrigueira