Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia anônima e encontrou três homens abrindo um buraco com quase 70 metros em uma zona rural de Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo
Três homens foram presos após serem flagrados abrindo um buraco no alto de uma pedra para a prática de garimpo ilegal em Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo, no sábado (14). Segundo a Polícia Militar Ambiental, os suspeitos de 37, 47 e 50 anos tentavam procurar pedras preciosas no local há três meses.
A polícia informou ainda que já tinham feito um túnel com mais de 67 metros de comprimento e com sistema de iluminação. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.
O advogado de defesa dos suspeitos, Fábio Marçal, disse que os três foram soltos no mesmo dia e estão em liberdade provisória. A defesa apontou que o material apreendido não tem valor comercial e que não houve crime contra a ordem tributária.
Os homens estavam na localidade de Várzea Grande, na zona rural da cidade. Com os suspeitos foram apreendidos 16 quilos de aglomerados de minérios extraídos, uma pedra de quartzo, um galão com nitrato de amônia e outros materiais utilizados no trabalho.
Trio tinha feito túnel de quase 70 metros e trabalhava na prática de garimpo ilegal em Santa Teresa, Espírito Santo, há três meses — Foto: Divulgação/PM |
Ainda de acordo com a PM, os policiais receberam uma denúncia anônima de que a ação de garimpo ilegal estava sendo realizada no alto de uma pedra.
Os PMs então seguiram a pé por uma região de mata e primeiro encontraram um gerador ligado a uma bateria com a instalação de fios. Eles seguiram os fios e encontraram o trio comendo na entrada de uma mina.
Os suspeitos confessaram que não tinha autorização ou documentação para praticar o garimpo e explicaram que estavam há três meses realizando a atividade. Eles informaram que escolheram a área porque o ponto já tinha sido ponto de extração de minerais há 20 anos.
Três homens foram presos pela prática de garimpo ilegal em Santa Teresa, Espírito Santo — Foto: Divulgação/PM |
Um dos homens disse ainda que o proprietário do local sabia do trabalho, e que tinha combinado que se algo fosse encontrado, todos receberiam uma parte. Na delegacia, o proprietário negou saber da atividade do trio.
Os três foram conduzidos para a sede da Polícia Federal, em Vila Velha. O g1 procurou a PF para pedir mais detalhes sobre o caso, mas não teve nenhum retorno até a última atualização desta reportagem.
A pena para quem pratica o garimpo ilegal é de seis meses a um ano de prisão, além de pagamento de multa.
Fonte: GE