Kiribati, uma ilha no Pacífico, foi o primeiro país a receber 2025 às 7h do horário de Brasília
Ano novo comemorado em Sydney, capital da Austrália — Foto: Reprodução X
A Virada do Ano acontece em diferentes horários a depender do fuso de cada país. Enquanto algumas cidades esperam ansiosas pela meia-noite, outras já estão vivendo 2025. É o caso de países do sul do Oceano Pacífico, como Austrália e Nova Zelândia que já realizaram a queima de fogos enquanto em outros países como no Brasil, as pessoas ainda estão se organizando em casa, com familiares ou em pontos turísticos como a praia de Copacabana, esperando o show da Virada e a queima de fogos.
A exemplo disso, os corredores da São Silvestre, em São Paulo davam a largada para a disputa, por volta das 8h de Brasília, mesmo horário em que a cidade de Auckland, em Nova Zelândia, já celebrava a virada do ano com fogos de artifício.
Na capital australiana, Sydney, os moradores puderam brindar o novo ano duas horas após os neozelandeses (10h no horário de Brasília). Mais de 1 milhão de pessoas estiveram no porto de Sydney para a tradicional queima de fogos.
Além deles, as ilhas mais ao leste do Pacífico, como Tuvalu, Polinésia Francesa e Fiji também já estão nas primeiras horas de 2025. Assim como a ilha de Kiritimati, em Kiribati, no Oceano Pacífico Central que foi a primeira a celebrar a chegada do Ano Novo às 7h no horário de Brasília.
"Os países que já receberam o Ano Novo de 2025. Kiribati, nas Ilhas Carolinas, ao noroeste da Austrália e Kiritimati, o primeiro país do mundo a receber o ano novo", comenta a agência de notícias.
Los países que recibieron el Año Nuevo 2025 🎄🎊
— 2001online (@2001OnLine) December 31, 2024
Kiribati, en las islas Carolin, al noroeste de Australia y Kiritimati, es el primer país del mundo 🌎 en recibir el Año Nuevo. pic.twitter.com/ru2T8aWy9T
Fonte: O Globo