Polícia afirma que agressor de 18 anos foi preso; crimes são raros no país
Um aluno matou uma professora e uma colega de classe após ataque com faca, e deixou outra ferida em uma escola secundária no norte da Eslováquia a nesta quinta-feira (16), disseram autoridades.
A porta-voz dos serviços de emergência eslovacos, Danka Capakova, disse que várias equipes foram enviadas para uma escola secundária na cidade de Spisska Stara Ves às 12h do horário local (7h em Brasília). "Pelo menos duas pessoas estão mortas e uma ferida", disse ela.
A polícia havia dito anteriormente, por meio da rede social Facebook, que o agressor havia sido preso. "O aluno de 18 anos, suspeito de cometer um ato grave em Spisska Stara Ves, foi detido pouco tempo depois do incidente."
Policiais em frente a escola onde aluno atacou com faca um professor e colegas de turma na cidade de Spisska Stara Ves, na Eslováquia; dois morreram - JOJ TV/via REUTERS
Os serviços de emergência afirmaram que a aluna e a professora mortas tinham 18 e 51 anos, respectivamente. Tanto o agressor quanto à aula ferida, internada com ferimentos de gravidade média, também têm 18 anos.
"Graças à rápida detenção do suspeito, não há perigo imediato no momento e a polícia está tomando medidas necessárias adicionais para garantir a segurança", disse o ministério do interior em comunicado.
Várias equipes médicas de emergência estavam no local, mas o número de feridos ainda não era conhecido, de acordo com a emissora TA3. O ministro da Educação, Matús Sutaj-Estok, e o chefe de polícia foram até a cena do crime.
O presidente Peter Pellegrini fez uma declaração sobre a tragédia. "Nenhum problema no mundo pode ser resolvido com uma faca ou qualquer outra arma."
Spisska Stara Ves é uma cidade com uma população de mais de 2.000 habitantes na fronteira com a Polônia, a 376 km a nordeste da capital Bratislava.
A violência grave é rara na Eslováquia, uma nação da Europa Central com 5,4 milhões de habitantes. O país ficou chocado em maio do ano passado quando o primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em uma tentativa de assassinato.
Fonte: Folha de São Paulo