Bispo da Diocese de São Mateus publica mensagem de Final de Ano: "Vamos deixar transbordar somente aquilo que é bom"



Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, minha saudação fraterna.

Estamos concluindo o ciclo de um conhecido ano de 2024 e abrindo as portas para a
continuidade de um desconhecido novo ciclo de 2025.

Com amor de pai espiritual, para bem celebrar este momento, inspirado no grande filósofo Mário Sérgio Cortella, apresento-lhes a seguinte mensagem. Vale a pena refletir:

“Tu vais andando com a tua xícara de café… E de repente alguém te empurra fazendo com que tu derrames café por todo o lado.
Alguém te pergunta: Por que tu derramaste o café?
E tu responde: Porque alguém me empurrou!

Resposta errada!

Derramaste o café porque tu tinhas café na caneca.
Se tu tivesse chá… Tu terias derramado chá.
O que tu tiveres na xícara é o que vai se derramar.
Portanto… Quando a vida te sacode o que tiveres dentro de ti… Tu vais derramar.
Tu podes ir pela vida fingindo que a tua caneca é cheia de virtudes, mas quando a vida te empurrar, tu vais derramar o que na verdade existir no teu interior.
Sempre sai a verdade à luz.
Então, terás que perguntar a si mesmo. O que há na minha caneca?
Quando a vida ficar difícil… O que eu vou derramar?
Alegria… Agradecimento… Paz… Bondade… Humildade?
Ou raiva… Amargura… Palavras ou reações duras?
Tu escolhes!
Agora… Trabalha em encher a tua caneca com gratidão… Perdão… Alegria… Palavras positivas e amáveis… Generosidade… E amor para os outros.
O que estiver na tua caneca, tu és o responsável.
E olha que a vida sacode.
Às vezes sacode forte.
Sacode mais vezes do que podemos imaginar…”
“Você é o responsável pelo que tem na sua xícara. O que tem nela ?”

Aproveite este final de ano e início do próximo para fazer uma retrospectiva de sua vida. Eu lhe indico alguns caminhos para ajudar a rezar e refletir sobre sua e nossa vida a partir de três verbos: CONTEMPLAR, CELEBRAR E REENCANTAR

CONTEMPLAR a sua história, o seu passado, com todos os seus valores, mas também tudo aquilo que não foi tão bom assim e que não pode se repetir no novo ano.

CELEBRAR a vida neste momento com gratidão, percorrendo os valores que a vida lhe propõe, mas também trazer presente os desafios e adversidades que a vida lhe impõe. 

REENCANTAR nesta nova história por um novo ano que se inicia. Não deixe que a tristeza, o ódio, a dor, o sofrimento, o muro das lamentações, demais adversidades e realidades negativas, invadam o seu coração e tirem o seu brilho e a alegria de viver. Reencante-se com o amor, a misericórdia, gratidão, humildade, bondade, mansidão, perdão e tantos outros valores que a vida lhe oferece para viver bem e ser feliz.


Tudo o que é novo, independente de ser negativo ou positivo, gera em nós sentimentos de vazio, de desconforto ou de crises, mexe com a nossa estrutura emocional, psíquica, espiritual e também afetam as nossas relações interpessoais. Não se assuste ou se desespere por isso, apenas contemple, pois a vida é assim, um misto de realidades e sentimentos.

Somos peregrinos de esperança e a esperança não decepciona. Chegou o momento de lançar um novo olhar sobre tudo que vivemos, estamos vivendo e viveremos. Chegou o momento de rever nossa história e traçar novas metas de forma esperançosa, com encantamento mesmo em meio aos diversos cenários ou ventos contrários que nos envolvem.

Vamos deixar transbordar em nossas xícaras somente aquilo que é bom.

Desejo a você e sua família um feliz 2025, com as xícaras recheadinhas de beleza e encanto, transbordando tudo de bom e do melhor, com alças firmes e fortes para enfrentar as sacudidas inesperadas da vida, pois elas surgem e não tem como fugir ou fingir. Um Feliz abençoado Ano Novo a você e toda a sua família!

Dom Paulo Bosi Dal'Bó - Bispo Diocesano



Postagem Anterior Próxima Postagem