Cai o número de desabrigadas e desalojadas devido às chuvas no ES



Baixou para 854 o número de desalojados e desabrigados no Espírito Santo após as chuvas que tomaram conta do Estado desde a última terça-feira (7). As fortes precipitações interditaram ruas e rodovias, destelharam imóveis, causaram deslizamentos de terra e, até noite de sábado (11), deixaram 1.110 pessoas fora de casa em solo capixaba de acordo com a Defesa Civil estadual. Já em boletim emitido às 11h deste domingo (12), o órgão informou que o Estado tem 672 desalojados e 182 desabrigados. Ou seja, pelo menos 256 pessoas conseguiram retornar para suas residências.


Diferença entre desalojado e desabrigado

Desalojado: pessoa que foi obrigada a abandonar a própria residência em função de evacuação preventiva ou destruição grave, decorrente de um desastre, e que, não necessariamente, precisa de abrigo provido pelo governo. Ela pode ter ido para a casa de vizinhos ou parentes, por exemplo.

Desabrigado: pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo governo.

Apesar da possibilidade de retorno para casa, o boletim mais atualizado da Defesa Civil ainda pontua que é alto o risco de movimento de massa nos municípios de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. Já em Linhares, o alerta é para o alto risco hidrológico, quando há perigo de inundação. No nível moderado, 14 cidades capixabas têm alerta moderado para o risco de movimento de massa, são elas:

Vila Velha
Vitória
Cariacica
Ibiraçu
João Neiva
Aracruz
Afonso Cláudio
Santa Leopoldina
Itarana
Viana
Guarapari
Marechal Floriano
Domingos Martins
Vargem Alta


Fonte: A Gazeta



Postagem Anterior Próxima Postagem