Chuva no ES: confira a lista de municípios com risco de enchentes e deslizamentos


Trezentas e vinte e duas pessoas estão fora de casa, entre desalojados e desabrigados, segundo boletim da Defesa Civil desta quinta (9). Cidade com mais casos é Rio Bananal.


Museu Melo Leitão, em Santa Teresa. Espírito Santo — Foto: Reprodução

Os temporais que se intensificaram desde o começo da semana estão deixando reflexos em todo o Espírito Santo. De acordo com o boletim da Defesa Civil, atualizado às 11h desta quinta-feira (9), 37 cidades estão com alertas vigentes de risco para inundações e/ou deslizamentos.

Os destaques ficam para as cidades da Serra, na Grande Vitória, e Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, a Região Serrana, que estão com risco alto para "movimento de massa", ou seja, deslizamentos.

Já Linhares, no Norte do estado, aparece no boletim com "risco hidrológico" considerado alto. O levantamento apontou que o nível do Rio Doce na cidade está subindo desde o dia 7 de janeiro, e está acima da cota de inundação, que é de 3,45 metros.

Além disso, 322 pessoas estão fora de casa, entre desalojados e desabrigados, sendo que a cidade com mais casos é Rio Bananal, na Região Norte. Desses, 297 são de desalojados e 36 desabrigados.


Confira lista de municípios com alertas vigentes:

⚠️ Municípios com risco de Movimento de Massa ALTO:
  • Serra, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.

⚠️ Municípios com risco de Movimento de Massa MODERADO:
  • Mimoso do Sul, Guaçuí, Alegre, Alfredo Chaves, Venda Nova Do Imigrante, Muniz Freire, Laranja Da Terra, Castelo, Água Doce Do Norte, Vila Velha, Rio Bananal, Vitória, Anchieta, Irupi, Cariacica, Iúna, Ibatiba, Brejetuba, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Aracruz, Afonso Cláudio, Ibitirama, Conceição do Castelo, Santa Leopoldina, Itarana, Viana, Guarapari, Marechal Floriano, Domingos Martins, Vargem Alta.

⚠️ Municípios com risco hidrológico ALTO:
  • Linhares.

⚠️ Municípios com risco hidrológico MODERADO:
  • Ibitirama, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Governador Lindenberg.

Alerta de temporal

Ainda segundo o boletim, há alerta para temporal com impacto "excepcional" na metade norte do estado, e com impacto "alto" para a Grande Vitória e Região Serrana. Nos dois casos, a duração do alerta é até sexta-feira (10).

Vila Velha, Espírito Santo. — Foto: Ricardo Medeiros

Em todo o estado, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas.


Pessoas afetadas

Imagem aérea de Barra de São Francisco, onde duas pessoas estão desalojadas. — Foto: Gilberto GIl/Prefeitura de BSF

Trezentas e vinte e duas pessoas estão fora de casa, sendo 297 desalojados e 36 desabrigados. Segundo a Defesa Civil, os dados estão em constante atualização, porque alguns municípios ainda não conseguiram precisar o número de vítimas

Somente Rio Bananal, está com 200 desalojados e 25 desabrigados, é a cidade com o maior número de casos até o momento.


Acumulados de chuva em 24 horas

Parte de casa desaba em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo — Foto: Reprodução

Avaliando os municípios onde mais choveu nas últimas 24h, destaque para a Serra, na Grande Vitória, com 123,07mm.

Os centros de Santa Leopoldina e Santa Teresa amanheceram alagados após os rios que cortam as cidades transbordarem, nesta quinta-feira (9). Em Santa Maria de Jetibá, onde uma casa desabou e deixou duas crianças feridas, foram 93,71mm.


Previsão do tempo

Segundo a previsão do tempo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (incaper) para todo o estrado, o volume pode chegar a 150 milímetros nos municípios da região Noroeste. 


Fonte: g1 ES 



Postagem Anterior Próxima Postagem