Egressos do sistema prisional podem concorrer a bolsas universitárias ofertadas pelo Programa Nossa Bolsa, do Governo do Estado. As inscrições estão abertas a partir dessa sexta-feira (03) e seguem até o dia 17 de janeiro. Para participar, o candidato ao processo seletivo deve ter cursado o Ensino Médio em escola pública.
São 30 vagas em diversos cursos de graduação destinadas aos egressos do sistema prisional do Espírito Santo, que são atendidos pelo Escritório Social e Centrais de Atendimento aos Egressos, órgãos geridos pela Secretaria da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Reintegração Social e Cidadania (GRSC).
As inscrições para o processo seletivo são efetuadas exclusivamente pela internet, por meio da página do Programa Nossa Bolsa, no endereço eletrônico http://www.nossabolsa.es.gov.br. São mil bolsas integrais para graduação e 40 opções de cursos. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) coordena o edital do Programa. Mais informações podem ser consultadas aqui (edital).
Como pré-requisito, o candidato deve comprovar por meio de uma declaração que é egresso do sistema prisional capixaba. Esse documento é emitido pela Gerência de Reintegração Social e Cidadania (GRSC), que coordena o atendimento do Escritório Social no Estado.
A gerente de Reintegração Social e Cidadania (GRSC) da Sejus, Karina de Oliveira Amaral, informou que os egressos podem contar com o suporte das equipes do Escritório Social da Grande Vitória, de Piúma e das Centrais de Atendimentos aos Egressos de Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus para a emissão da declaração e demais orientações.
“É fundamental que o candidato leia o edital do Programa e esteja atento às diretrizes para ser aprovado no processo. A educação é um direito de todos, independentemente do passado já vivido. Ao abrir as portas das universidades para as pessoas egressas do sistema prisional, estamos promovendo a inclusão social e combatendo o preconceito", destacou Karina de Oliveira Amaral.
Critérios
Para participar do processo seletivo do Programa Nossa Bolsa, o estudante deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral ou ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo. Somente serão aceitos os candidatos que não tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa, não tenham concluído qualquer curso de graduação e tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre anos de 2020 e 2024.
Programa Nossa Bolsa
Criado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Lei nº 9.263/2009 e regulamentado pelo Decreto nº 4181-R/17, o Programa Nossa Bolsa tem como objetivo promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional por intermédio do conhecimento, concedendo bolsas a estudantes que desejam cursar a graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do Estado do Espírito Santo sem condições de custear o estudo.
O Programa Nossa Bolsa foi ampliado para beneficiar alunos da rede pública, além da graduação, com bolsas de iniciação científica e bolsas de mestrado.
Suporte para egressos:
- Escritório Social em Vitória
Praça Francisco Teixeira da Cruz, nº 16, Ed. Navemar, Loja D, Centro, Vitória/ES.
Contatos: (27) 99259-3192 / (27) 99978-8851 / (27) 99267-7788
(27) 3194-0606 / (27) 3194-0607 / (27) 3194-0627
E-mail: grsc@sejus.es.gov.br
- Central de Atendimento ao Egresso e Família em São Mateus - CAEFSM
Fórum Desembargador Santos Neves - Avenida João Nardoto, 140, bairro Cohab.
Telefone: (27) 99972-2769 / (27) 3763-8991
E-mail: caefsm@sejus.es.gov.br
- Central de Atendimento ao Egresso e Família em Cachoeiro de Itapemirim - CAEFCI
Rua 25 de Março, n° 10, Ed. Santa Catarina, 2° andar, Centro, Cachoeiro de Itapemirim.
Telefone: (28) 99984-3069
E-mail: caefci@sejus.es.gov.br
- Escritório Social de Piúma
Rodovia do Sol, Centro, Piúma (ao lado do Samu
Contatos: (28) 3520-6500 / (28) 99904-9220
E-mail: escritoriosocial@piuma.es.gov.br