Associação comprou terreno e construiu casa de apoio em Barretos (SP) com apoio da família e outros voluntários. Os Fries também são conhecidos por seu trabalho na agropecuária e por projetos de recuperação ambiental.
Mireylle Fries, o marido Bruno Almeida Souza e os filhos. Família sobreviveu a acidente aéreo — Foto: Reprodução |
A família que sobreviveu a explosão de avião em Ubatuba (SP) realiza um trabalho filantrópico de apoio a uma instituição de combate ao câncer. De acordo com membros da Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Mineiros (AVCC), o trabalho de apoio da família Fries começou com o patriarca Milton e foi continuado por seus sucessores.
O avião da família Fries saiu de Mineiros, no sudoeste de Goiás, com destino ao litoral paulista e se acidentou na manhã de quinta-feira (9). Estavam na aeronave Mireylle Fries, o marido dela, Bruno Almeida Souza, e os dois filhos do casal. Apesar de a família ter sobrevivido, o piloto Paulo Seguetto morreu após o acidente.
De Mineiros, a TV Anhanguera apurou que, além de ter tradição na produção agrícola e ser referência em trabalhos de preservação ambiental, a família também realiza ações filantrópicas.
“Ele [O Milton] fez um aniversário pedindo doações para a AVCC, e nós arrecadamos bastante nessa época”, declarou Sirlene Morais Assis, presidente da associação.
Com o aniversário e outros eventos, Sirlene contou que a instituição conseguiu arrecadar o suficiente para comprar um lote em Barretos (SP), município referência no tratamento de câncer no Brasil.
Centro de Apoio ao Mineirense em Barretos (SP), administração por associação de Mineiros, Goiás — Foto: Reprodução/AVCC |
No local, que fica ao lado do Hospital o Amor, foi construído o Centro de Apoio ao Mineirense, que recebe moradores da cidade e de municípios vizinhos que buscam tratamentos em São Paulo. O espaço conta com 26 alojamentos e 85 leitos, além de refeitório, área de descanso e espaço verde.
Anita Marcolin, voluntária da associação, disse que o patriarca da família Fries não trabalhou sozinho pela instituição: “Ele abraçou a causa e levou muita gente junto. A família toda abraçou também”.
O acidente
A explosão do avião dos Fries aconteceu na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba (SP). A Rede Voa, que administra o aeroporto, informou que a aeronave saiu de Mineiros, no sudoeste de Goiás, e tentou pousar em Ubatuba, mas que "as condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada".
Ainda não há informações oficiais sobre a causa do acidente. No entanto, dados da fabricante da aeronave e do próprio aeroporto indicam que o Cessna Citation precisaria de uma pista mais longa do que a disponível no aeroporto de Ubatuba para pousar em segurança.
Um vídeo mostra a aeronave saindo do aeródromo em Ubatuba, passando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas. Além da família e do piloto que faleceu, uma pessoa que estava na orla ficou ferida. Veja quem são:
O piloto Paulo Seguetto, que morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação;
Mireylle Fries, o marido Bruno Almeida Souza e o os dois filhos do casal, moradores de Mineiros;
Uma pessoa que estava na orla foi socorrida pelo Samu e teve uma fratura.
Avião de pequeno porte sofre acidente, em Ubatuba, no Litoral Norte de SP — Foto: João Mota/TV Vanguarda |
Fonte: G1 SP