Seleção ocorrerá em 2025 e prevê a contratação de mil policiais ainda neste ano. Portaria de autorização será publicada em fevereiro
![](https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/governo-federal-anuncia-concurso-da-policia-federal-com-2-mil-cargos-ate-2026/concurso-pf.jpeg/@@images/25809805-1020-46bd-8232-4d0e34e5d4fa.jpeg)
- Foto: Divulgação/PF
Brasília, 29/01/2025 - Após decisão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi anunciada, nessa quarta-feira (29), a reposição de 2 mil cargos da Polícia Federal por meio de concurso público. O certame ocorrerá em 2025 e prevê a contratação de mil policiais neste ano e mais mil em 2026.
O anúncio ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e foi feito pelos ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
"Serão 2 mil policiais federais distribuídos por todo o Brasil e que serão muito importantes no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental”, enfatizou Lewandowski, que reforçou que a medida é a prioridade para a gestão.
De acordo com a ministra Esther Dweck, as etapas do concurso serão descritas a partir da portaria de autoriza a publicação do certame, prevista para fevereiro de 2025. “Essa autorização é dada agora, mas a entrada efetiva deve ocorrer a partir do final do ano”, explicou. O concurso ficará a cargo da Polícia Federal.
“Teremos vagas para todos os cargos policiais: delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista. Agora vamos nos sentar com as nossas equipes para ver quantas vagas para cada cargo e aí poderemos anunciar esse quantitativo e os valores”, concluiu o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues.
Fonte: Gov.br