Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve em São Mateus, nesta quinta-feira (09), para inaugurar obras do Governo do Estado no município. Foram entregues o novo Centro Cirúrgico e a Central de Material Esterilizado do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS). Na área de infraestrutura, Casagrande inaugurou a ampliação da ponte de Pedra D´Água, na ES-010, trecho São Mateus – Guriri.
Casagrande comentou sobre os investimentos do Governo do Estado em São Mateus. “Uma alegria poder entregar a ponte de Pedra D'água, uma ponte importante. Também conseguimos ampliar as faixas dando maior fluidez ao trânsito Guriri, que aumenta muito na época de verão. A duplicação efetiva já está contratada para iniciar depois do Carnaval. Além das obras de mobilidade, nós hoje também viemos para inaugurar o Centro Cirúrgico do Hospital Roberto Silvares, com cinco novas salas cirúrgicas à disposição da população da região norte, enquanto não fica pronto o Complexo Hospitalar do Norte, que está indo muito bem”, afirmou o governador.
A unidade hospitalar é referência para 29 municípios da região Central-Norte do Espírito Santo, que concentram uma população estimada em 687 mil habitantes. O investimento de R$ 16,19 milhões contemplou a construção de cinco novas salas de cirurgia, em uma área anexa ao prédio já existente no hospital. Com o anexo, o hospital passa a contar com um total de nove salas de cirurgias e procedimentos e a expectativa de aumento da capacidade de realização de cirurgias é de 25%.
Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a inauguração simboliza o compromisso do Governo do Estado em oferecer uma assistência de qualidade, mais ágil e segura para os pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). “A nova estrutura não é apenas um investimento em infraestrutura, mas também um investimento em vidas. Com equipamentos modernos e tecnologia de ponta, estamos ampliando nossa capacidade de realizar procedimentos e reduzindo filas de espera, proporcionando um atendimento mais humano e eficaz. Agradeço ao trabalho da equipe técnica do hospital, que se dedica diariamente para que a saúde pública alcance novos patamares de excelência”, disse.
O novo anexo do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares conta com cinco novas salas cirúrgicas de grande porte (com 36 metros quadrados cada); sala para recuperação pós-anestésica com oito leitos; área de preparo de vestiário para pacientes eletivos, com capacidade para quatro leitos; sala de acolhimento de familiares; área de repouso com copa e vestiários para a equipe assistencial; posto de enfermagem; e farmácia satélite.
Nas novas instalações, serão realizadas cirurgias eletivas e urgência/emergência nas especialidades de: cirurgia geral, cirurgia ortopédica, neurocirurgia, cirurgia urológica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia vascular, cirurgia em coloproctologia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia torácica, cirurgias otorrinolaringológicas, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia oncológica e cirurgias endoscópicas.
Além do Centro Cirúrgico, foram construídos uma Central de Material Esterilizado, com áreas de recepção, descontaminação e separação de materiais, preparo e esterilização, incluindo sala para desinfecção química, armazenamento e distribuição de materiais esterilizados, área administrativa; uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dimensionada para atender toda a demanda do hospital; e o paisagismo de todo o entorno foi refeito.
Infraestrutura
A agenda em São Mateus também contou com a entrega da recuperação e ampliação da ponte localizada na comunidade de Pedra D´Água, na ES-010, trecho São Mateus – Guriri. A ponte tem 14 metros de extensão e largura total de 25,30 metros. Conta com superestrutura de vigas pré-moldadas, pista dupla com faixas de rolamento de 3,5 metros cada, acostamentos laterais de dois metros, passeio em ambos os lados e guarda corpo nas laterais com 1,30 m de altura.
As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER-ES), com um investimento de mais R$ 3 milhões. Diretor-presidente do órgão, José Eustáquio de Freitas pontuou a importância da recuperação e ampliação da ponte. “Ela é necessária para garantir a segurança e mobilidade de moradores, turistas, comerciantes e caminhoneiros. Vamos continuar fazendo investimentos e trazendo mais conforto e qualidade de vida a este importante município”, frisou o diretor.