#DryJanuary: o que acontece com o corpo quando deixamos de beber álcool? — Foto: Getty Images |
O Dry January chegou com tudo – e, se você decidiu passar um mês sem álcool, parabéns!
Não estamos aqui para dizer o que você deve fazer, e se a ideia de um "Janeiro Seco" parece um pesadelo para você, brindamos à sua escolha. Mas, se você está participando do desafio de 31 dias sem álcool e já começou a sentir falta de uma taça de vinho (só eu, então?), estamos aqui para te motivar a continuar, desvendando o que realmente acontece com seu corpo quando você abandona o álcool por um mês.
Então, você está tentando passar um mês sem álcool – mas o que você ganha com isso? Bem, como descobrimos, bastante coisa.
De acordo com a Alcohol Change UK, organização que liderou o desafio do Dry January, abrir mão do álcool neste mês pode te ajudar a dormir melhor, ter mais energia, melhorar sua saúde mental e concentração, deixar sua pele mais radiante, economizar dinheiro e sentir uma incrível sensação de conquista.
Quer mais provas? Consultamos o Dr. Usman Quershi, clínico geral e fundador da Luxe Skin by Dr Q, e a Dra. Claire Merrifield, clínica geral na Selph, para explicar exatamente o que um mês sem álcool realmente faz ao seu corpo.
Quais são as principais implicações para a saúde ao consumir álcool em excesso, e essas condições podem ser revertidas após um mês sem beber?
As consequências a longo prazo de beber em excesso incluem ganho de peso, problemas de pele, doenças cardíacas, doenças hepáticas, pressão alta, enfraquecimento do sistema imunológico e problemas digestivos – além de um risco maior de desenvolver certos tipos de câncer em quem bebe demais com frequência. O álcool é um depressor e pode agravar os sintomas de transtornos de ansiedade e depressão. O consumo regular de álcool também pode causar cansaço, confusão mental e perda de memória.
Se você parar de beber por um mês, sua saúde geral e bem-estar podem melhorar significativamente. Você dormirá melhor, sentindo-se menos fatigado e lento. A concentração e a memória tendem a aumentar devido à qualidade do sono, e é provável que seu humor e saúde mental também melhorem. Sua pele ficará mais hidratada e saudável, e problemas como ressecamento, inchaço ou vermelhidão devem diminuir.
Além disso, será mais fácil perder peso e sua digestão funcionará melhor. A pressão arterial diminuirá e a função hepática começará a melhorar. No entanto, esses resultados não serão duradouros se voltarmos ao hábito de consumir álcool em excesso regularmente.
O que o álcool faz com o sono e como cortá-lo impacta esse aspecto?
Beber pode, muitas vezes, facilitar o ato de adormecer. No entanto, na prática, o álcool reduz a qualidade do sono. Ele afeta o sistema nervoso central, interrompendo o ciclo do sono e impedindo que alcancemos os níveis de sono profundo necessários para nos sentirmos renovados e descansados. Abandonar o álcool permite que você tenha noites de sono mais restauradoras.
“Embora possa parecer que você adormece mais rápido após uma noite bebendo, esse sono geralmente é interrompido por desidratação, idas ao banheiro e uma menor quantidade de sono REM (movimento rápido dos olhos) do que o normal,” explica Merrifield. “O sono REM é especialmente importante para nos ajudar a armazenar memórias e processar emoções.” Em outras palavras, é fundamental!
O projeto "Dry January" provavelmente melhorará a qualidade do seu sono, aumentando o tempo que você passa no sono REM. Isso, por sua vez, pode ajudar você a se sentir mais descansado e alerta durante o dia. “Você também deve perceber uma melhora na memória e sentir-se menos emotivo,” observa Merrifield. “Se você está acostumado a beber bastante, não se surpreenda se demorar um pouco mais para adormecer no início. Isso vai melhorar à medida que seu corpo se adapta à ausência dos efeitos sedativos do álcool à noite.”
O que acontece com o fígado quando paramos de beber por um mês? Como nos sentiremos?
Isso depende de quanto você normalmente consome. “Pessoas que bebem de maneira moderada a excessiva provavelmente perceberão pequenas melhorias na forma como seus fígados funcionam após um mês sem beber, embora não sintam benefícios diretos disso,” diz Merrifield. “A principal mudança que você notará, se estiver acostumado a beber muito, é uma melhor qualidade do sono, o que provavelmente ajudará a se sentir mais energizado, motivado e focado.”
Embora você não perceba diretamente os efeitos no fígado, estudos mostram que parar de beber por um mês realmente tem impacto. Na verdade, um estudo descobriu que parar de beber pode reverter danos causados ao fígado pelo consumo de álcool, incluindo doenças hepáticas. Então, após um mês, a função hepática deve melhorar, o que significa que o fígado poderá realizar suas funções corretamente, como eliminar toxinas, metabolizar carboidratos e gorduras em nutrientes e muito mais.
Além disso, o álcool é notoriamente desidratante — e a pele adora estar hidratada. Embora não possamos afirmar com certeza se o "Janeiro Seco" terá um impacto visível na aparência da sua pele, ele definitivamente melhorará sua saúde.
Como ficar sem álcool afeta sua libido?
Boa notícia: o Janeiro Seco pode levar a uma vida sexual melhor. É ciência!
“O álcool pode impactar negativamente sua libido e sua vida sexual,” diz Merrifield. “Embora muitas pessoas se sintam mais confiantes ao beber, o álcool tende a reduzir tanto o desejo sexual quanto as sensações durante o sexo. Por isso, muitas pessoas que bebem em excesso sofrem de disfunções sexuais. Se esse for o seu caso, ficar sem álcool provavelmente melhorará sua libido e o prazer no sexo.”
E quanto aos níveis de energia?
Outro benefício de passar um mês sem álcool é que seus níveis de energia provavelmente irão aumentar — especialmente se você tem o hábito de exagerar no vinho nos finais de semana.
“Se você está acostumado a beber muito, provavelmente notará um aumento nos seus níveis de energia durante o Janeiro Seco,” diz Merrifield. “Isso ocorre principalmente devido à melhora na qualidade do sono, além de interromper os efeitos depressivos do álcool. Você também ganhará um pouco de tempo livre, que pode ser usado para atividades restauradoras, como exercícios ou práticas de mindfulness, ou para atividades criativas, como um hobby. Todas essas atividades ajudarão a melhorar seus níveis de energia e podem ser um efeito indireto de parar de beber.”
Fazer o Janeiro Seco também pode melhorar seu humor?
Sim... e, talvez, nem tanto.
“Se você costuma beber várias vezes por semana, provavelmente notará uma melhora no seu humor durante o Dry January. Há várias razões para isso: sua qualidade do sono deve melhorar, o que beneficia o humor, e você pode estar fazendo atividades diferentes em vez de beber, o que também melhora o humor,” explica Merrifield. Além disso, o álcool é um depressor, o que significa que pode contribuir diretamente para a sensação de desânimo.
No entanto, parar de beber não garante que você se sentirá mais feliz. “Lembre-se de que muitos de nós já nos sentimos um pouco para baixo em janeiro — já que o entusiasmo do Natal passou", acrescenta ela. “Além disso, muitas pessoas param de beber, o que pode significar menos socialização. Se você optar por fazer o 'Janeiro Seco', tente manter-se conectado com outras pessoas.”
Veremos os benefícios para a saúde física imediatamente?
Após apenas uma semana, você já deve perceber uma diferença na sua saúde física e mental — e isso continuará a melhorar ao longo do mês.
Um brinde (com um mocktail, é claro) a isso!
*Esta reportagem foi publicada originalmente em Glamour UK
e adaptada pela jornalista Carolina Merino para melhor compreensão do público brasileiro.