Braço do Pontífice foi imobilizado como medida de precaução, informou a Santa Sé; Papa seguiu normalmente com sua agenda de hoje
Com braço imobilizado por precaução, Papa seguiu com agenda de compromissos / Foto: Vatican MediaIPA/Sipa USA via Reuters Connect
O Papa Francisco teve uma queda na Casa Santa Marta, onde reside, na manhã desta quinta-feira, 16, informou um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé. Francisco teve uma contusão no antebraço direito e teve o braço imobilizado por precaução. O Papa manteve os compromissos previstos em sua agenda, cumprindo as audiências já programadas.
“Nesta manhã, em virtude de uma queda na Casa Santa Marta, o Papa Francisco teve uma contusão no antebraço direito, sem fraturas. O braço foi imobilizado como medida de precaução”, foi o comunicado enviado pela sala de imprensa vaticana aos jornalistas.
Francisco tem 88 anos de idade e completará 12 de pontificado no próximo dia 13 de março. Já há algum tempo ele tem usado uma cadeira de rodas para se locomover em virtude das dores no joelho que o acometem.
Em julho de 2021, o Papa passou por uma cirurgia no intestino. Em junho de 2023, foi internado novamente para outra cirurgia, uma laparotomia e cirurgia plástica da parede abdominal com prótese. O procedimento foi realizado em virtude de uma hérnia no local das cicatrizes de operações cirúrgicas efetuadas em anos anteriores.
Com uma boa recuperação, o Papa Francisco retomou suas atividades normalmente e assim segue – audiências no Vaticano, Missas, e viagens.
Em 2024, foram três viagens apostólicas, uma delas a mais longa do seu pontificado (12 dias, de 2 a 13 de setembro): à Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura. Na Itália, foram mais três viagens.
Nesse ano de 2025, Francisco presidirá várias celebrações dentro do Ano Jubilar.
Da Redação / com in formações da Sala de Imprensa da Santa Sé