Ter uma casa limpa demais causar desequilíbrio no ambiente e fazer com que você não tenha tanta defesa no organismo
Ter a casa limpa demais pode ser pior do que você imagina. É isso mesmo que você leu. Isso porque nem sempre termos a casa limpa é o melhor para sua saúde, uma vez que há microorganismos importantes que não devem ser exterminados, caso você queira uma melhor defesa do organismo.
Segundo uma revisão de estudos publicada na Nature Reviews Microbiology, o microbioma humano é influenciado pelo ambiente em que ele vive.
No ambiente, há diversos micróbios que vivem na pele dos humanos, e muitos deles são benéficos para o funcionamento do nosso corpo.
Mulher deixa a casa limpa demais e elimina a sujeira da casa – Foto: Freepik/ND
Isso não significa que você deva ter uma casa suja, mas especialistas acreditam que existe uma relação entre microrganismos domésticos e problemas de saúde, como distúrbios imunológicos, doenças respiratórias.
Dessa forma, entende-se que um lugar sem micróbios não é um lugar mais saudável para se morar.
Qual é a forma correta para ter a casa limpa demais?
Uma certa exposição aos micróbios de um ambiente para uma casa limpa demais pode ensinar seu sistema imunológico a não reagir contra microorganismos inofensivos, como em casos de alergias.
A falta de exposição a eles e ter a casa limpa demais pode acabar desregulando o seu sistema, conforme defendem os cientistas.
Assim, o uso excessivo de produtos antimicrobianos pode acabar com o equilíbrio do microbioma.
Dessa forma, ao invés de usá-los de forma exagerada, de modo que eles aprendam a ter certas resistências a substâncias, é importante ser higiênico e limpar a casa para não ter uma grande multiplicação de fungos e bactérias perigosos, que surgem por meio de restos de comida ou sujeira ignorada.
Fonte: nd+