Prefeitura vai promover atividades de conscientização ambiental em Jaguaré


Objetivo das ações é a valorização das riquezas naturais e de elementos paisagísticos, como as árvores na Avenida Nove de Agosto; presença histórica na cidade, as árvores já se tornaram parte da paisagem urbana e são essenciais para manter a qualidade de vida da população conferindo redução da temperatura e melhoria do ar, entre outros benefícios


Com foco no meio ambiente e bem-estar, a Prefeitura de Jaguaré vai realizar durante o ano de 2025, campanhas de conscientização ambiental no município. O objetivo é promover uma relação saudável e de qualidade para os moradores com os aspectos naturais e paisagísticos. É sabido que a qualidade de vida depende, fundamentalmente, da presença e manutenção de árvores.

As árvores em área urbana são mais que simples elementos de paisagem, elas são essenciais para o bem-estar e a saúde da população. As diversas espécies de árvores nas cidades contribuem com a purificação do ar ao absorver os gases poluentes e liberar oxigênio.


Importância ambiental e para a saúde

Além disso, elas atuam como filtros naturais, ajudando a reduzir a poluição sonora, fornecem sombra e aliviam o calor, especialmente nas áreas urbanas com maior circulação de carros e com espaços fechados. Um caso claro é o da Avenida 09 de Agosto, bem no coração de Jaguaré. A área arborizada tem impacto positivo na saúde mental e orgânica dos moradores, além de fazerem parte da história da cidade.

“Vamos trabalhar a conscientização que espaços verdes promovem o bem-estar, incentivam a atividade física e oferecem locais de convivência e condições para relaxar. A manutenção das árvores é uma responsabilidade de todos nós, pois, contribui para melhor qualidade de vida, e promove a biodiversidade. As pessoas não percebem, mas, direta ou indiretamente, as árvores ajudam a evitar enchentes e erosão do solo”, destacou a secretária Municipal de Meio Ambiente, Yara Ferraço.


OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DAS ÁRVORES PARA CIDADES

- Absorvem a água da chuva

O que evita que ela se acumule e cause problemas como alagamentos e bolsões, sobretudo quando há temporais.

- Reduzem a velocidade com que a água da chuva cai no solo

Também ajuda a evitar alagamentos, além de prejuízos ao asfalto.

- Diminuem o nível de estresse das pessoas

A proximidade com a natureza faz bem para o corpo e para a mente.

- Neutralizam a poluição sonora

Contribuem para o bem-estar até mesmo em cidades grandes.

- Incentivam a economia de energia elétrica

Ajudam a reduzir as temperaturas, diminuindo o uso de ventilador e ar-condicionado.

- Absorvem gás carbônico

Dessa forma evitam a poluição do ar e contribuem para a redução do efeito estufa, um dos maiores problemas ambientais da atualidade.

- Liberam oxigênio

Filtram o ar, fazendo com que ele fique mais puro.

- Valorizam os imóveis

Além de beleza, as áreas arborizadas tornam a cidade mais agradável de se viver.

- Oferecem sombra

Muito importante, principalmente em cidades quentes, como Jaguaré.

- Reduzem os efeitos das ilhas de calor

Com o crescimento das cidades, as ilhas de calor se transformam em um grande problema, que é minimizado pelas árvores.

- Embelezam a cidade

Árvores tornam o visual das cidades mais agradável, de maneira geral.


10 ÁRVORES QUE PODEM SER PLANTADAS NA CALÇADA

Para plantar uma árvore na calçada, você deve procurar a prefeitura antes, para saber o plano de arborização urbana da sua cidade, evitando o plantio de uma árvore de forma ilegal, já que pode causar problemas com o encanamento ou a fiação, o levantamento da calçada, entre outros danos.


1. Cambuci (Campomanesia phaea)

É uma frutífera vistosa, com flores brancas e folhas pequenas, nativa da Mata Atlântica. Dessa forma, se desenvolve melhor em clima tropical, podendo chegar a 10 m de altura.

2. Candelabro (Erythrina speciosa)

O seu nome se deve ao formato da sua inflorescência. É uma árvore com espinhos no tronco, flores vermelhas no inverno, apresentando de 3 a 5 m de altura.

3. Extremosa ou Resedá Rosa (Lagerstroemia indica)

É uma árvore com até 5 m de altura, com flores rosas ou vermelhas no verão, e folhas com borda ondulada.

4. Escova-de-garrafa (Callistemon sp.)

Essa árvore tem esse nome por suas flores vermelhas se assemelharem a uma escova de garrafa. É uma espécie resistente à seca, com até 7 m de altura. A floração se dá entre o inverno e a primavera.

5. Ipê-amarelo (Tabebuia sp.)

Símbolo do Brasil, essa árvore apresenta entre 10 e 30 m de altura (dessa forma é indicada para locais sem fio elétrico) com flores amarelas no inverno.

6. Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis)

Com altura de até 12 m, copa de até 5 m de diâmetro e flores rosas ou roxas, é uma espécie nativa da Mata Atlântica também.

7. Oiti (Licania tomentosa)

Árvore muito comum na arborização urbana, é caracterizada pela copa abundante, altura entre 10 e 20 m, e flores amarelas no inverno.

8. Pitangueira (Eugenia uniflora)

Frutífera entre 6 e 12 m de altura, com flores brancas entre agosto e novembro e a frutificação entre outubro e janeiro.

9. Pata-de-vaca (Bauhinia forficata)

Árvore nativa da Mata Atlântica, com folhas no formato de pata de vaca, e flores brancas ou lilás entre outubro e novembro, pode atingir até 10 m de altura.

10. Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

Também nativa da Mata Atlântica, essa árvore floresce duas vezes por ano, entre junho e agosto e entre dezembro e março, com flores rosas ou roxas, e altura entre 8 e 12 m.




Assessoria de Comunicação Prefeitura de Jaguaré



Postagem Anterior Próxima Postagem