VÍDEO: Carro ‘anfíbio’ é apreendido após andar sobre o mar e viralizar na web


Mecânico Caio Strumiello, de 53 anos, é o criador e proprietário do veículo anfíbio, que pode ser usado tanto em terra como em água. Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente (SP) realizou a abordagem para verificar os riscos à população e ao meio ambiente.

Um carro que andou sobre a água chamou a atenção de moradores, turistas e da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente, no litoral de São Paulo. O veículo foi apreendido pela Capitania dos Portos por não ter licença para navegar após imagens viralizarem nas redes sociais.

O mecânico Caio Strumiello, de 53 anos, é o criador e proprietário do veículo apreendido na Praia do Gonzaguinha. Ele contou ao g1 que constrói carros desde 2010 e há aproximadamente dois meses se propôs a fazer um veículo anfíbio, ou seja, que pode ser usado tanto em terra como em água.

De acordo com ele, o automóvel foi feito a partir de um casco de barco com rodas e dois motores -- sendo um deles de motocicleta e o outro chamado de estacionário, que geralmente é usado em máquinas para fazer caldo de cana.

Em nota, a Prefeitura de São Vicente informou que a GCM foi verificar se o carro oferecia riscos à população ou ao meio ambiente, como o vazamento de óleo. Apesar disso, o veículo foi apreendido pela Capitania dos Portos porque não tinha licença ou qualquer documentação necessária para navegar.

Por outro lado, o mecânico garantiu que os motores ficam abaixo do nível do mar e, assim, não têm contato com a água, como em um navio, por exemplo.

"Eu fiz um anfíbio, sem pretensão nenhuma de poluir nada", garantiu ele. "Não tem contato com o mar porque eu fiz um cálculo [para não afundar]. Trabalhei com navegação quando era jovem, sei como funciona. Não foi uma coisa aleatória, tem um bom tempo que eu faço carros".

Carro anfíbio foi apreendido em São Vicente (SP) — Foto: Redes sociais


Apreensão

Strumiello explicou que realizava testes com o carro na água há quase um mês, quando foi abordado pela GCM no último dia 30. "Chamou muita atenção e o pessoal começou a colocar no Instagram. A polícia me enquadrou para levar ele [...]. Foi uma mistura de impotência e chateação", afirmou.

Segundo a Prefeitura de São Vicente, a Inspetoria Ambiental da GCM foi até a Praia do Gonzaguinha após ser acionada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) para analisar as condições do carro anfíbio.

No local, de acordo com o município, a GCM foi informada pelo proprietário de que o automóvel era de produção artesanal. Por este motivo, os agentes acionaram a Capitania dos Portos, que apreendeu o veículo pela falta de documentação.

Carro viralizou nas redes sociais após andar sobre o mar de São Vicente (SP) — Foto: Redes sociais


Retirada

Neste final de semana, Strumiello tentou retirar o carro anfíbio com a declaração da apreensão, mas não conseguiu fazê-lo porque não tem um documento da própria criação. Ele explicou que vai acionar um advogado para entrar na Justiça já na próxima segunda-feira (13).

O mecânico lamentou a apreensão porque acredita que o carro anfíbio possa ser usado para salvamentos aquáticos. "A polícia poderia estar usando na orla da praia. Quando vê alguém se afogando, vai lá e ainda pode dar um auxílio [...] Se fosse uma coisa feita na China, na Coreia, na Índia, talvez tivesse rodando. Mas, como foi um brasileiro que criou, não tem incentivo", finalizou.



Fonte: G1 



Postagem Anterior Próxima Postagem