Nível do rio aumentou após o registro de fortes chuvas na região do médio Araguaia.
Um casal de peixes Jacundá e dezenas de filhotes foram flagrados nadando dentro de uma casa em Cocalinho, a 765 km de Cuiabá, nesse domingo (19). A casa ficou alagada após o início do período de chuvas e o aumento do nível do rio na região do médio Araguaia.
No vídeo é possível ver os filhotes em um canto com dois peixes maiores protegendo. Os peixes nadam tranquilamente e o morador parece não se importar (veja vídeo abaixo).
O registro foi feito pelo pescador Eduardo Martins Lopes, de 38 anos, na casa de seu amigo, Tião. Segundo ele, o amigo o chamou para ver o que acontecia assim que os peixes apareceram.
“Meu vizinho encontrou alguns peixes dentro da área da casa dele e me chamou para ver, porque ele não conhecia a espécie e achava que eram piaus. Quando eu cheguei, identifiquei que se tratavam de jacundás e resolvi gravar um vídeo e publicar”, conta o pescador.
Eduardo também explicou o porquê de eles estarem ali. Para ele, a família de peixes procurava um lugar para se abrigar e se esconder de predadores maiores. A espécie também é conhecida na região como Maria-Mole, Maria-Sabão, Maria-Joana e, mesmo sendo pescador profissional, Eduardo conta que se encantou com o momento.
“ Quando o rio enche, tem muitas piranhas, traíras, tucunarés, que comem seus filhotes, e ali ele achou um lugar muito aconchegante, que não tinha tanta preocupação de algum peixe ir lá e mexer com seus filhotes!”, explica.
Fonte: g1 MT