Durante o rito, o padre explicou que cada detalhe foi pensado para respeitar a sensibilidade das crianças
(Reprodução / Redes sociais)
Nos últimos dias, um vídeo publicado nas redes sociais pelo padre Everton dos Santos Borges, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Planaltina (GO), tem comovido internautas. O registro mostra o momento especial em que crianças autistas receberam o Sacramento do Batismo, em uma cerimônia cuidadosamente adaptada para atender às necessidades individuais de cada uma.
"Após um ano de preparação, nossa primeira turma de crianças autistas recebeu o Sacramento do Batismo. Que momento emocionante e cheio de amor!", escreveu o sacerdote na postagem, que rapidamente ganhou repercussão.
Durante o rito, o padre explicou que cada detalhe foi pensado para respeitar a sensibilidade das crianças. "Perguntamos a elas ou às suas famílias como preferiam o contato com a água. Adaptamos o momento de acordo com as necessidades e sensibilidades de cada uma, para que se sentissem acolhidas, confortáveis e seguras. Foi uma experiência única, marcada pelo amor, respeito e inclusão", detalhou.
Além de sua dedicação pastoral, padre Everton também compartilhou, em sua conta no Instagram, um aspecto pessoal de sua vida. “Sim, sou autista”, revelou. Ele contou que, após diagnósticos realizados por profissionais especializados, sentiu a necessidade de tornar público seu espectro autista, especialmente devido ao trabalho que realiza com crianças neurodivergentes.
Padre Everton destaca que sua missão vai além do altar. “Quero ajudar os pais a aceitarem e amarem seus filhos com neurodivergências e encorajar adultos a buscarem o autoconhecimento. Assim, todos poderão viver com mais qualidade e diminuir o sofrimento próprio e ao redor.”
A cerimônia de batismo é mais uma demonstração de que o Evangelho pode ser vivido por todos, independentemente de suas diferenças. Para o sacerdote, o respeito às particularidades das crianças autistas reafirma o chamado de Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas, não as impeçais” (Mt 19,14).
Padre emociona ao demonstrar todo cuidado batizando crianças autistas pic.twitter.com/5AOOZ5u9A3
— Zé Barbosa Junior (@pastor_esquerda) January 20, 2025
Fonte: Revista Fórum