O Parque Estadual de Itaúnas (PEI) está vivenciando um período de preparação para a tradicional Festa de Ticumbi, que acontece de quinta-feira (16) até segunda-feira (20), com a colaboração fundamental dos voluntários do Programa de Voluntariado em Unidade de Conservação (PVUC) 2025 e da comunidade local. A principal atividade desenvolvida pelos voluntários é a ornamentação da festa, que inclui a decoração da vila.
Os voluntários têm se dedicado também ao apoio nas diversas atividades programadas para o evento, proporcionando a organização das celebrações. A festa que celebra a cultura afro-brasileira do Espírito Santo conta com uma programação diversificada, incluindo apresentações de danças típicas, celebrações de jongo, ticumbi, a fincada do mastro de São Sebastião e missas.
Além das tarefas de ornamentação, foram realizadas oficinas de confecção de flores, com foco no aprendizado e na preparação de elementos decorativos para a festa. Essas oficinas são conduzidas pela educadora ambiental Veratriz Souto, responsável também pela biblioteca do parque, que orienta os participantes na criação das flores e no embelezamento da ponte do PEI.
Veratriz lembra que o momento é de celebração e resgate à memória cultural. “Com a participação ativa da comunidade, o Parque de Itaúnas reforça a importância como espaço de preservação ambiental e de valorização cultural, ao mesmo tempo em que promove a integração entre moradores e visitantes”, disse a educadora ambiental.