Sem a influência do ar frio de origem polar, que não está conseguindo entrar no Brasil devido aos bloqueios causados pelas massas de ar quente, as temperaturas permanecem elevadas no país.
A última semana de fevereiro vai começar quente e abafada no Brasil, com condições para pancadas de chuva em praticamente todo o país. Na maioria das áreas, essas pancadas de chuva vão ocorrer durante a tarde e à noite, associadas ao calor e a disponibilidade adequada de umidade no ar, que vai permitir a formação das nuvens carregadas.

Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, não há previsão de atuação de nenhuma frente fria pela costa leste brasileira.
Na costa norte do Brasil, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, a ZCIT – Zona de Convergência Intertropical continua ativa e ajuda a manter espalha as áreas de instabilidade nesta parte do país.
Calor em todo país
Sem a influência do ar frio de origem polar, que não está conseguindo entrar no Brasil devido aos bloqueios causados pelas massas de ar quente, as temperaturas permanecem elevadas no país.
O Rio de Janeiro e Porto Alegre devem ficar entre as cinco capitais mais quentes nesta segunda-feira, com temperaturas de até 36°C.
A onda de calor que começou a ser observada em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste no dia 12 de fevereiro deve se encerrar nesta segunda-feira, 24 de fevereiro.
Uma outra onda de calor, associada a um novo sistema de alta pressão atmosférica, atua em parte do Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, além do Uruguai, do Norte e Leste da Argentina e do Paraguai. Esta onda de calor teve início no dia 22 de fevereiro e deve prosseguir até o dia 27.
Avisos de risco de chuva forte
Confira os avisos de chuva forte e temporais emitidos pela Climatempo para esta segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025. Veja o mapa de risco de chuva forte e temporais no Brasil.
Na Região Sul do Brasil, atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, com raios, nas áreas do Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, no Centro, Norte e Nordeste de Santa Catarina, incluindo o Vale do Itajaí, e no no Leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba.
Não há previsão de chuva para Porto Alegre. Florianópolis pode ter pancadas de chuva a partir da tarde, mas que não devem causar transtornos.
Na Região Sudeste, alerta para temporais no leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba, o Vale do Ribeira, a região da Serra da Mantiqueira, e as regiões de Campinas e de Sorocaba. Também há aviso de temporais para o noroeste do estado de São Paulo, parte do triângulo Mineiro e para o extremo sul do Rio de Janeiro, região de Resende e de Visconde de Mauá.
O litoral paulista e as outras áreas pelo interior do estado de São Paulo, O Grande Rio e as demais áreas do estado do Rio de Janeiro, todo o Espírito Santo, a Zona da Mata Mineira, o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha, a maioria das áreas do Sul de Minas e a divisa de Minas Gerais com Goiás podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes.
Ficam fora das áreas de alerta a Grande Belo Horizonte e o Noroeste de Minas Gerais.
Para a Região Nordeste do Brasil, há alerta para temporais no sul do Maranhão e do Piauí.
Nas demais áreas do Maranhão e do Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba e de Pernambuco, em todas as áreas de Sergipe e de Alagoas, no oeste, nordeste, leste e sul da Bahia há condições para pancadas de chuva com moderada a forte intensidade.
Todo o litoral do Nordeste e todas as capitais estão sujeitas a chuva de moderada a forte intensidade nesta segunda-feira, 24 de fevereiro.
No Centro-Oeste do Brasil, quase todas as regiões podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes, especialmente durante a tarde e à noite. A única região que fica sem alertas para chuva forte é o sul de Mato Grosso do Sul.
A Climatempo alerta para o risco de temporais no extremo norte e no sul do Mato Grosso, incluindo a região de Cuiabá, no extremo sul de Goiás, no norte e nordeste de Mato Grosso do Sul.
As capitais Campo Grande, Goiânia e Brasília ficam sujeitas a chuva moderada a forte.
No Norte do Brasil, esta segunda-feira promete ser mais um dia de chuva intensa e volumosa.
Há risco de temporais no oeste do Acre, no leste de Rondônia, em quase todas as regiões do Amazonas e do Pará, no centro-norte do Tocantins e também no Amapá.
Em Roraima e nas demais áreas dos outros estados da Região Norte, as pancadas de chuva devem ser moderadas a fortes.
Há risco de temporais na região de Macapá e de Manaus. As capitais Boa Vista, Belém, Palmas, Porto Velho e Rio Branco podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes.
Com informações da Climatempo