Caminhar é muito bom para a saúde, mas há uma atividade muito melhor e este especialista nos conta sobre ela


Existem dois tipos de treinamento que podem melhorar nossa aptidão física

Veja qual é a melhor atividade para incluir na rotina e ter uma vida mais saudável (Créditos: Shutterstock)

A esta altura, muitas pessoas já sabem que caminhar é uma das atividades mais benéficas para a saúde. Além de ser uma atividade simples, você não precisa de equipamentos especiais e seus benefícios são reconhecidos pela ciência: ajuda a manter uma vida ativa, melhora a circulação e reduz o risco de doenças.

Mas, será que somente a caminhada é suficiente para nos manter em boa forma? Segundo especialistas, se quisermos elevar o condicionamento físico e garantir mais beneficiosa à saúde, é preciso deixar a rotina de exercícios um pouco mais intensa.


Caminhar faz bem, mas pode não ser o bastante

A caminhada é uma atividade que faz parte do nosso dia a dia, seja para passear com o cachorro, para ir ao trabalho ou relaxar um pouco. Essa é uma atividade simples e benéfica para a saúde física e mental, no entanto, o educador de saúde Marcos Vázquez comentou em entrevista ao site Applesfera que “caminhar é muito importante, mas não é suficiente. É preciso adicionar atividade física robusta, idealmente de dois tipos: treinamento de força e exercício aeróbico. E se você também fizer algumas sessões de HIIT, melhor ainda”, explica.

A razão é simples: para obter melhorias de força, capacidade aeróbica e até mesmo perder peso, somente caminhar não é suficiente. Pesquisas científicas, como a publicada na revista médica Circulation Research, também confirmam que realizar atividades mais robustas é muito mais benéfico.

Enquanto uma caminhada requer uma hora e meia para obter certos benefícios, 45 ou 50 minutos de exercício intenso são suficientes para obter resultados significativos. Isso não significa que caminhar seja inútil, muito pelo contrário, mas para cuidar do nosso corpo em todos os níveis, precisamos alterná-lo com outras atividades que acelerem o ritmo.


É melhor treinar ou caminhar?

A verdade é que é melhor fazer as duas atividades. Caminhar continua sendo um hábito muito saudável, mas para conseguir alcançar mais benefícios à saúde é preciso incluir treinos mais intensos. Marcos Vázquez resume ao dizer que “podemos continuar caminhando regularmente, mas devemos tentar incluir pelo menos alguns dias de treinamento de força e alguma atividade aeróbica que faça o coração trabalhar com maior desempenho”.

Para isso, não é preciso exagero. Por exemplo, você pode fazer uma caminhada matinal antes de ir trabalhar e mais tarde praticar um exercício mais ativo como uma academia, um treino de força ou aeróbico.


Como fazer exercícios intensos de forma segura

Veja dicas de como incluir um treino mais intenso na rotina (Créditos: Shutterstock)

Se você costuma fazer apenas caminhadas diárias, adicionar uma atividade física mais intensa exige cautela. Antes de começar, lembre-se que é muito importante estar acompanhado de um profissional, ele poderá avaliar as suas necessidades e planejar o treino ideal. O tempo de duração de um exercício intenso também varia de pessoa para pessoa.

Além disso, a alimentação é um detalhe fundamental para quem pratica atividade física. Quanto mais intenso o treino, maior a necessidade de energia. Por isso, é essencial fazer todas as refeições do dia e priorizar alimentos que forneçam energia, como carboidratos e proteínas.

Manter a hidratação é outro ponto que não pode ser esquecido. Aqui no blog, você encontra dicas do que comer antes do treino para alcançar o melhor desempenho de forma saudável.

Fonte: Tudo Gostoso





Postagem Anterior Próxima Postagem