Em 24 horas, choveu o maior volume de chuva já registrada na cidade para o mês de fevereiro
Vista de avenida alagada na Zona Oeste de Recife (PE) por conta das fortes chuvas nesta quarta-feira (5) - Foto: MARLON COSTA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Duas mulheres morreram na manhã desta quinta-feira, 6, após um deslizamento no bairro de Passarinho, na Rua Córrego de Bica, no Recife. Em nota, a prefeitura informou que, em decorrência das fortes chuvas que atingem a cidade, uma barreira caiu sobre a casa onde as mulheres estavam. O prefeito João Campos (PSB), em entrevista à TV Globo Recife, detalhou que elas eram mãe e filha.
Até o momento, a Defesa Civil do Recife já recebeu 385 chamados, sendo 20 apenas nesta quinta-feira (6). A prefeitura, porém, não confirmou qual é o número total de óbitos até o momento. Mas, somando os três corpos resgatados na noite de quarta-feira, 5, pelo Corpo de Bombeiros, ao menos cinco pessoas morreram.
Segundo a gestão municipal, a cidade registrou cerca de 200 mm de precipitação em 24h, sendo a maior chuva já registrada no mês de fevereiro em toda a história da capital pernambucana. A média histórica para o todo mês é de 91,4 mm e a máxima nesse período, antes, ocorreu em 2009, com 122,8 mm em 24 horas.
Árvores caíram por causa da chuva
Foto: MARLON COSTA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Em mensagem nas redes sociais, João Campos pediu para que a população não saia de casa se não for estritamente necessário. Os serviços não essenciais, como aulas na rede municipal de ensino, estão suspensos. Quem estiver em áreas de risco, a recomendação é que busque um dos abrigos municipais da prefeitura.
Até o momento, 224 pessoas estão acolhidas em cinco abrigos, localizados no Oratório da Divina Providência (Campina do Barreto), CSU Bidu Krause (Curado), Igreja Batista do Coqueiral (Coqueiral), Igreja Batista do Caçote (Areias) e Igreja Batista Nacional (Coqueiral). Ao todo, a prefeitura diz que mantém 12 abrigos ativos, com capacidade para mais de 800 vagas.
A previsão é que a intensidade da chuva reduzisse durante esta quinta, porém, o risco de novos deslizamentos e alagamentos continua elevado.
Fonte: Terra Notícias