O Munícipio de Nova Venécia e a Afecapi (Associação Festa da Cappitella) iniciaram nessa quarta-feira dia 26, conversas para os preparativos da 7ª edição da Festa da Cappitella, evento que já é uma das maiores celebrações culturais do Espírito Santo. A festa está marcada para ocorrer no último final de semana de agosto deste ano.
Durante o encontro, o munícipio se mostrou totalmente disposto a colaborar com a Afecapi, entidade realizadora do evento, para que a festa ocorra de maneira organizada e bem estruturada. “A Prefeitura vai contribuir com tudo o que estiver ao nosso alcance, especialmente com a parte de infraestrutura, limpeza e questões como os banheiros. Estamos aqui para apoiar no que for possível para que a festa seja um sucesso e atenda da melhor forma os participantes”.
A reunião também foi marcada pela entrega de algumas reivindicações feitas pela diretoria da Afecapi ao município, que se comprometeu a analisar as demandas e buscar soluções dentro da capacidade do município.
A presidente da Afecapi, Carmem Pezzin, destacou a importância de antecipar os preparativos para garantir a organização do evento. “Estamos começando o planejamento agora para que possamos ter um evento bem organizado e estruturado, sem deixar para última hora. A Cappitella cresceu muito e, hoje, é um dos maiores eventos culturais e temáticos do Estado. Precisamos de tempo para organizar tudo com a qualidade que o público e a cidade merecem”, afirmou Carmem.
O evento, que celebra a imigração italiana em Nova Venécia, tem como objetivo principal resgatar as tradições culturais italianas e valorizar a gastronomia local. O nome “Cappitella” é uma junção de dois pratos típicos da culinária italiana, o cappelletti e o tagliatella, muito comuns na cidade.
Com a proposta de resgatar a cultura italiana e gerar renda para o município, a Festa da Cappitella já se consolidou como um dos maiores eventos culturais do Espírito Santo, atraindo visitantes e proporcionando uma rica troca de experiências culturais.