Novo período entre 12 e 18 de fevereiro influenciando Sudeste e Nordeste com possibilidade para recordes de calor!
![](https://statics.climatempo.com.br/sites/1/2025/02/339ed6d4b9eb0a472cf64c2059222582.jpg)
A onda de calor que já atua no Sul do Brasil se prolonga por mais alguns dias, finalizando no Rio Grande do Sul e em áreas do oeste de Santa Catarina e do Paraná, na quarta-feira 12/02.
Entretanto, neste mesmo período e se estendendo até a próxima terça-feira, 18/02, teremos uma nova onda de calor atuando, influenciando os estados do Sudeste e do Nordeste.
A onda de calor no Sudeste e no Nordeste está sendo prevista para o período de 12 a 18 de fevereiro de 2025 e poderá causar calor em torno de 40 °C em áreas do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco–BA e na região de sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí.
![](https://statics.climatempo.com.br/sites/1/2025/02/Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-09-as-11.23.53_d7e4d128.jpg)
Onda de calor – de 12 a 18 de fevereiro de 2025. Fonte: Climatempo
Pico de calor
Não entram na classificação de onda de calor, além da cidade de São Paulo, capitais como Florianópolis, Curitiba, Brasília e Salvador, mas, todas terão uma semana com temperaturas elevadas com cerca de 3 a 5 °C acima da média climatológica prevista para fevereiro.
Dentro da classificação de onda de calor, temos toda a área do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira (entre SP e MG), o litoral norte paulista, região da Zona da Mata Mineira, áreas do centro-norte e leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, todo o estado do Rio de Janeiro, o centro-sul do Espírito Santo, incluindo Vitória e parte do centro-norte da Bahia, leste do Piauí e interior do Pernambuco – estas áreas terão o calor mais intenso e com temperaturas que podem ficar de 5 a 7 °C acima da média.
Possibilidade para recordes
Todas as capitais do Sudeste com chance alta de recordes de calor para o ano de 2025 e até para o verão 24/25 ao longo da semana. São Paulo e Rio de Janeiro com possibilidade na quarta e na quinta-feira, 13. Belo Horizonte e Vitória, com possibilidade para novos recordes entre quinta e sexta-feira, 14/02.
A Climatempo prevê máximas em torno de 34 a 35 °C para Belo Horizonte e São Paulo, calorão de 36/37 °C em Vitória e variando em torno de 38/39 °C até o final da semana na cidade do Rio de Janeiro.
Com bastante umidade ainda presente no país, teremos a condição de algumas pancadas mais isoladas, principalmente no Sudeste e em Goiás ao longo dos próximos dias, devido à combinação de calor e umidade. A maior parte do sertão e interior do Nordeste deve seguir com tempo mais seco e pouca chuva no leste e sul da Bahia.
É importante ao longo deste período se manter hidratado, evitar a prática de atividades físicas ao ar livre e fazer o uso do filtro solar!
Fique atento às previsões dos próximos dias.
Com informações da Climatempo