A Secretaria de Saúde de Nova Venécia promoveu durante os dias 30 e 31 de janeiro uma capacitação voltada para a atualização dos agentes de saúde do município. O treinamento, que ocorreu no auditório da Unidade de Saúde Ângelo Piassarolli, no bairro Margareth, reuniu 123 profissionais da área para aprimorar os conhecimentos sobre o calendário nacional de imunização, com foco na atuação dos agentes durante as visitas domiciliares.
Ministrado pelo coordenador Municipal de Imunização, Maikon Jhonatan Pratti, o curso teve objetivo de garantir que os agentes de saúde possam realizar um acompanhamento efetivo das carteirinhas de vacinação dos moradores.
Durante a capacitação, que uma carga horária de 16 horas, os profissionais tiveram a oportunidade de aprender a realizar a busca ativa de pessoas que ainda não estão em dia com a vacinação e a fazer o encaminhamento adequado para as salas de vacina, atendendo a um dos principais indicadores do Ministério da Saúde.
Para o secretário de Saúde de Nova Venécia, Celso Ruela Albino, a capacitação é essencial para a oferta de um bom serviço à população. “A visita domiciliar é um dos pilares dessa ação, pois permite que os agentes de saúde acompanhem de perto a situação vacinal de cada família, orientem sobre a importância da imunização e ajudem a combater doenças evitáveis”, disse.
Com a capacitação, Nova Venécia visa melhorar ainda mais a cobertura vacinal no município, assegurando que todos tenham acesso à proteção necessária contra doenças como sarampo, poliomielite, tétano, entre outras.
Importância da vacinação
A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças e contribui para a saúde pública, protegendo tanto os indivíduos quanto a comunidade como um todo.
A atualização do calendário nacional de imunização também é fundamental, já que o avanço da ciência e novas vacinas exigem a constante adaptação dos profissionais para garantir que a população receba as doses corretas no momento adequado.
A Secretaria de Saúde de Nova Venécia reforça que a vacinação é uma ação coletiva essencial para a prevenção de surtos e a erradicação de doenças. Com a capacitação dos agentes, o município reforça o compromisso, trabalhando para melhorar cada vez mais os índices de imunização em Nova Venécia.