O secretário de Agricultura de Nova Venécia, Wasley Cesconetto, participou de uma reunião com representantes da EDP, na última quinta-feira (3), com o objetivo de debater a oscilação no fornecimento de energia elétrica que tem causado sérios transtornos à população do município. O encontro ocorreu no escritório da empresa, em Nova Venécia, e contou com a presença de técnicos da EDP, além de representantes da área rural.
Estiveram presentes a Gestora Operacional da EDP, Luana Correia, o Supervisor de Manutenção e STC da EDP, Leandro Pereira, e o Técnico Eletrotécnico de Projetos e Construção MT/BT, Gustavo Calegari Salvador. Também marcaram presença o Produtor Rural Odair Partelli e o Vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão, Florêncio Biral.
A principal pauta da reunião foi a oscilação de energia que tem afetado diretamente os produtores rurais da região. A instabilidade no fornecimento de energia tem prejudicado o manejo das lavouras, especialmente no que diz respeito ao uso de sistemas de irrigação, que dependem de uma rede elétrica estável para funcionar corretamente. Além disso, as frequentes quedas de energia têm causado danos a equipamentos essenciais, como bombas de irrigação, e prejuízos com a queima de eletrodomésticos, afetando a qualidade de vida da população em geral.
O que disse a EDP
Durante a reunião, a EDP se comprometeu em realizar uma análise detalhada da situação e identificou ações imediatas para amenizar os problemas enfrentados pelos moradores e produtores rurais. A empresa anunciou que realizará manutenções na sua rede de distribuição no curto prazo e já planeja investimentos ao longo deste ano para melhorar a capacidade da rede elétrica, com o intuito de evitar novos danos econômicos à comunidade.
Parceria
Para o secretário Wasley Cesconetto, a colaboração entre a Secretaria de Agricultura, a EDP e os representantes do setor rural busca justamente chegar a uma solução onde todos saem favorecido. “Todos nós estamos em busca de soluções eficazes, que atendam às necessidades da população e evitem maiores prejuízos, especialmente aos produtores que dependem da energia para o desenvolvimento de suas atividades. Claro que para isso precisamos trazer à empresa responsável esse conhecimento e assim alinharmos a melhor maneira para lidar com esses casos”, concluiu o secretário.
A expectativa é que as ações propostas pela EDP tragam resultados rápidos e duradouros, garantindo maior estabilidade no fornecimento de energia elétrica.