Vídeo mostra homem afundando o calçado em asfalto derretido; especialista alerta sobre a importância da composição correta

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um homem pisando em um asfalto que parecia estar derretido, com o calçado afundando na superfície. As imagens foram filmadas em Maracajá, no sul de Santa Catarina, na terça-feira (11), durante uma onda de calor que fez a região registrar temperaturas acima de 40°C.
Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a temperatura extrema foi um fator importante para o ocorrido. A especialista Kamilla Vasconcelos, professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli-Usp, explica que o asfalto pode ter composições e classificações variadas. Por isso, sua escolha deve levar em consideração tanto o clima local quanto o tipo de tráfego que ele receberá.
Kamilla destaca que, em condições de temperaturas extremas, o asfalto, especialmente o derivado do petróleo, pode se comportar de maneiras indesejadas. “Em temperaturas muito baixas ele se torna sólido, enquanto, em temperaturas muito altas, ele fica fluido. A composição do material é crucial para evitar que ele ceda ou derreta", alertou. Ela também reforçou que esse tipo de problema pode ocorrer quando o asfalto não é adequado ao clima da região.
Fonte: CNN Brasil