Assembleia Legislativa amplia Arranjos Produtivos e leva projeto para Alto Rio Novo e Ecoporanga



Criado para levar conhecimento e modernizar a produção no campo, o Arranjos Produtivos expandiu sua atuação em 2025 e agora atende 27 municípios capixabas. Alto Rio Novo e Ecoporanga foram os mais recentes a receber o projeto, que chegou à região nesta quinta-feira (20), Dia Mundial da Agricultura, através do presidente da Casa, deputado Marcelo Santos.

Com a ampliação, os produtores rurais dessas cidades passam a contar com assistência técnica especializada, capacitação em gestão de negócios e outros incentivos que facilitam o trabalho no dia a dia . O objetivo é fortalecer a agricultura familiar, tornando os pequenos negócios rurais mais rentáveis, diversificados e sustentáveis, além de proporcionar mais autonomia financeira aos trabalhadores do campo.

"Ampliar o Arranjos Produtivos é investir diretamente na economia capixaba. Com mais municípios atendidos, fortalecemos a agricultura familiar, geramos empregos e impulsionamos o desenvolvimento regional” contou o presidente, Marcelo Santos.

Vencedor do prêmio Assembleia Cidadã, pela União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na categoria Projetos Especiais, o Arranjos Produtivos tem se tornado referência no apoio à agricultura familiar. Em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras, os lavradores atendidos têm acesso a uma gama de serviços essenciais para o fortalecimento de suas atividades.

Técnicas como agricultura de conservação, agroecologia e manejo integrado de pragas e doenças são alguns dos temas compartilhados pelos especialistas que visitam as comunidades agrícolas. Além da produção, esses conhecimentos também colaboram para a preservação do meio ambiente, garantindo a saúde do solo, a diversidade biológica e a segurança alimentar das comunidades rurais.

Já as mudas fornecidas são selecionadas pelos técnicos para se adaptarem às condições específicas de cada região, garantindo uma colheita com bons resultados. Enquanto os equipamentos contribuem para a modernização dos negócios, permitindo que os agricultores façam o seu trabalho com maior eficiência, com menos esforço e mais retorno financeiro.

Segundo Marcelo Santos, a meta agora é levar o projeto para os 78 municípios capixabas. “Já contamos com o apoio da Aderes e com investimentos do Executivo, mas sei que podemos ampliar ainda mais esse alcance”, ressaltou.



Assessoria de Comunicação do deputado Marcelo Santos




Postagem Anterior Próxima Postagem