Jovem de 17 anos é detido por passageiro e piloto ao embarcar armado em voo


Suspeito que portava uma arma de cano longo vestia jaqueta de manutenção e usava cinto com ferramentas

O passageiro Barry Clark (óculos de sol) e um piloto lutam para derrubar o adolescente armado na entrada do avião Reprodução vídeo 9 News

Aeroporto de Avalon, Melbourne, Austrália. O embarque para o voo JQ610 da Jetstar ocorria em uma posição remota, pela pista. Por volta das duas da tarde desta quinta-feira (6), boa parte dos 160 passageiros já se acomodava no Airbus A320 da Jetstar, matrícula VH-YXQ, que decolaria em instantes para Sydney.

Um dos passageiros sentado na primeira fileira, Barry Clark, ex-boxeador amador, percebeu quando um jovem vestido com uma jaqueta parecida com uniforme de manutenção e ferramentas na cintura, tentava convencer uma comissária a embarcar. Foi neste instante que Clark estranhou e percebeu o cano longo de uma arma por baixo da jaqueta do adolescente.

Clark não pensou duas vezes e partiu para cima do rapaz, empurrando-o em direção à porta do avião e já torcendo o braço do suspeito para evitar que ele disparasse a espingarda.

Um dos pilotos também agiu rápido e foi para cima do suspeito, que descobriu-se depois, tem 17 anos. O incidente aconteceu no Aeroporto de Avalon, o terminal secundário de Melbourne que é usado principalmente para voos domésticos da Jetstar. Acredita-se que o rapaz arrebentou parte da cerca do aeroporto e, sem passar por seguranças e máquinas de raio-X, acessou a escada da aeronave.

Barry Clark disse a jornalistas da ABC Radio Melbourne que notou o jovem pela primeira vez quando percebeu que a equipe da companhia aérea o estava interrogando.

“Ele estava vestido como um trabalhador e ficou agitado e de repente, notamos uma arma – uma espingarda apareceu”, disse ele.

“Fiquei preocupado com a possibilidade de haver tiros, então tudo o que pude fazer foi tirar a arma do caminho, jogá-la escada abaixo e tentar imobilizá-lo e jogá-lo no chão até a polícia chegar.”

Questionado sobre o que se passava em sua mente quando ele abordou o jovem, Clark disse: “Você não pensa, você age.”

O rapaz segue sob custódia policial e será interrogado pela polícia enquanto a investigação continua.

“Estávamos todos embarcados, eu fui o último a embarcar, sentei na minha cadeira, ouvi uma confusão e vi o piloto e outro sujeito abordando um garoto com um colete de alta visibilidade”, disse um passageiro à ABC.

“Em uma fração de segundo, o Senhor Barry Clark do [assento] 1C o viu e pulou sobre ele, o derrubou e o imobilizou, desarmando-o.

“O piloto também pulou, eu e outro cavalheiro subimos para apoiá-lo e segurá-lo.”

A Jetstar disse que estava ciente de um incidente de segurança no Aeroporto de Avalon e estava trabalhando com a polícia para “entender urgentemente o que ocorreu”.

“A segurança de nossos passageiros e tripulação é nossa prioridade número um e podemos confirmar que não há feridos relatados”, disse um porta-voz.

O Aeroporto de Avalon disse que estava investigando a situação e que seu foco imediato era a segurança dos passageiros e funcionários.

Um porta-voz do aeroporto disse que o assunto estava sendo tratado pela polícia e que o Aeroporto de Avalon ficaria fechado até novo aviso.

Fonte: R7





Postagem Anterior Próxima Postagem