Os efeitos após quase um ano no espaço.
Suni Williams e Butch Wilmor são dois astronautas que ficaram muito mais tempo do que deviam na Estação Espacial Internacional. E isso não sou eu que estou dizendo, mas é a realidade. Já falamos algumas vezes dos dois por aqui, como da vez em agosto de 2024 quando a NASA começou a pensar em outras possibilidades para que os dois retornassem à Terra. Enfim, eles voltaram para o nosso planeta, mas muita coisa mudou — pelo menos para os dois.
Os efeitos de 300 dias no espaço
De forma resumida, Suni Williams e Butch Wilmor passariam pouco mais de uma semana na ISS, mas por uma série de mudanças na missão, por conta de um propulsor defeituoso da Boeing, a dupla ficou 300 dias no espaço.
Quando os dois deixaram a Terra, Williams estava com 59 anos e Wilmore com 61. Além das marcas tradicionais da idade, os dois não tinham muitos cabelos grisalhos e nenhuma olheira forte ou coisa do tipo. Tudo isso mudou na volta. Veja a comparação abaixo:
Além das mudanças visuais, os dois também apresentaram poucos movimentos nas pernas. Isso acontece por conta dos efeitos do longo período que passaram em microgravidade, que causa redução da massa muscular e diminuição da densidade óssea.
Claro, ainda existiu o fator de estresse, já que eles ficaram muito mais tempo do que deveriam em um lugar que não é exatamente o mais fácil de sair.
Entenda o caso
Wilmore e Williams foram lançados ao espaço em junho de 2024 como parte de uma missão de teste para certificar a espaçonave Starliner, que a Boeing e a NASA esperavam começar a usar para transportar regularmente astronautas para a Estação Espacial Internacional, como a SpaceX vem fazendo desde 2020.
A missão deveria durar apenas 10 dias, mas vazamentos de hélio e falhas na propulsão da Starliner forçaram o prolongamento da estadia dos astronautas até que a NASA decidiu que a espaçonave deveria retornar vazia e a tripulação deveria permanecer na Estação Espacial Internacional para aguardar o retorno da missão Crew-9 da SpaceX.
Após nove meses de experimentos em microgravidade e caminhadas espaciais de manutenção, Wilmore e Williams retornaram à Terra no dia 19 de março, alguns dias após a chegada à estação dos membros da tripulação da Crew-10, cujo lançamento aconteceu em 12 de março.
Fonte: IGN Brasil