Cena viralizou nas redes sociais e mostra o momento do ataque
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/m/C/awTN6sQ5eBLM3RMWSJFg/polvo.png)
Um mergulhador viveu momentos de pânico ao ser atacado por um polvo na costa do leste da Rússia. O incidente ocorreu perto de Primorsky Krai, no início deste mês e ganhou repercussão após um vídeo viralizar nas redes sociais. Nas imagens, o animal se agarra ao homem e o impede de subir à superfície, lançando uma cortina de tinta enquanto o envolvia com suas ventosas.
O mergulhador usou um bastão para cutucar a toca do polvo, o que provocou a reação agressiva do animal. Em resposta, o molusco disparou uma nuvem de tinta e se prendeu às mãos do homem. O pânico tomou conta da cena quando o mergulhador percebeu que não conseguia se soltar e que cada tentativa de afastar o animal só resultava em um aperto ainda mais forte.
Desesperado, ele tentou nadar rapidamente em direção à superfície para buscar ar, mas o polvo continuava preso ao seu corpo, cobrindo parte de seu rosto e tórax. Somente minutos depois, já fora da água, conseguiu se livrar da criatura. Ainda não há informações sobre ferimentos graves.
O vídeo já ultrapassou 3 milhões de visualizações no Instagram e gerou debates entre os internautas. Muitos comentaram que o mergulhador provocou o ataque. "Boa lição aprendida, vamos deixá-los em paz", escreveu um usuário. Outro comentou: "Respeite o oceano, cara."
Segundo o The Sun, a espécie que aparece no vídeo é provavelmente um polvo-comum (Octopus vulgaris), que não é conhecido por representar perigo letal para humanos. Segundo a National Geographic, essa espécie pode crescer até 1,3 metro de comprimento e pesar entre 3 a 10 kg. Embora seja venenosa, seu veneno não é letal.
Octopus retaliation 🐙
— Nature is Amazing ☘️ (@AMAZlNGNATURE) March 10, 2025
Fighting an octopus has got to be harrowing but this dude freaking deserved it, I mean really, why you jabbing one of nature's smartest animals with a stick? pic.twitter.com/yXW5wqxMHz
Fonte: O Globo